ASN PA Atualização
Compartilhe

Empreendedor cria startup de suplementos naturais com matéria-prima da Amazônia

Startup Soul da Mata também foi a terceira colocada no final da edição 2023 do Programa Inova Amazônia
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Sabe aquela energia que você precisa para enfrentar o treino diário na academia ou realizar qualquer outra atividade física? Ela pode estar em suplementos funcionais produzidos no Pará, que você pode fazer uso antes e após as atividades. Foi pensando em proporcionar este bem-estar aos usuários que o jovem empreendedor paraense, Diogo Noronha, criou a startup Soul da Mata.

A pequena empresa sediada no município de Belterra, na região oeste do Pará, comercializa shots funcionais – bebidas concentradas para consumo rápido -, criadas a partir de frutas amazônicas como camu-camu, guaraná, cupuaçu e açaí.

“Nosso diferencial é utilizar insumos 100% amazônicos, todos provenientes de comunidades tradicionais, da agricultura regenerativa, além de beneficiar outros pequenos agricultores. Essas combinações únicas fazem da Soul da Mata um marco na bioeconomia do Pará, redefinindo os padrões de inovação e impacto social no Estado”, explica Diogo Noronha, que conduz o negócio ao lado do amigo e sócio Leonardo Costa.

Estudante de Direito, Diogo conta que o início dos trabalhos na startup foi difícil, pois a dupla enfrentava muitas dificuldades financeiras. Sem capital de giro, eles chegaram a tirar dinheiro do próprio bolso para sustentar a produção. A virada de chave veio quando a startup participou de um evento na cidade de Santarém, onde os amigos conheceram as pesquisadoras Valeria Mourão e Rosa Mourão, que apostaram no potencial da dupla e os incentivaram a participar de diversos editais voltados para projetos de bioeconomia.

Dessa maneira, eles foram selecionados no Programa Centelha Pará, em Santarém, onde conseguiram investimentos de R$ 80 mil no projeto, o que foi decisivo para o desenvolvimento da startup.

Diogo Noronha ao receber a terceira colocação no Demo Day do Inova Amazônia 2023, promovido pelo Sebrae no Pará. Foto: Carlos Borges

Inova Amazônia 

Pouco tempo depois, a startup também foi selecionada pelo Programa Inova Amazônia, desenvolvido pelo Sebrae/PA. Entre 30 pequenos negócios paraenses, a Soul da Mata foi a terceira colocada da edição 2023 da iniciativa, após a realização do Demo Day, que tem como objetivo dar oportunidade aos empreendedores selecionados para apresentar os projetos inovadores aos investidores de diferentes áreas.

O programa é voltado a startups ou empreendedores com uma ideia inovadora, que estão em busca de conhecimento e incentivo financeiro para implementar um projeto de bioeconomia. “Foi uma grande porta que o Sebrae/PA nos ofereceu e abraçamos essa oportunidade. Não teríamos condições de contratar um sistema de aceleração e o Inova Amazônia nos proporcionou isso, ampliou nossos conhecimentos. Foram seis meses intensos e estamos colhendo resultados até hoje”, disse.

Hoje, a Soul da Mata trabalha com suplementos funcionais baseados em ativos da Amazônia, que podem ser preparados em minutos como o shots matinais de camu-camu, guaraná, cupuaçu e açaí. A empresa possui uma equipe de cinco colaboradores e beneficia cinco produtores de comunidades locais, que fornecem as matérias-primas para os produtos.

“Sem contar também que já estamos em contato com investidores, participamos de rodadas de negócios e o nosso conhecimento nos ramos das startups cresceu bastante. Então, aprendemos muito sobre esse mercado, já que o conhecimento técnico agrega muito valor ao negócio hoje”, completa ele.

A startup também tem participado de vários eventos de economia criativa e feiras de bioeconomia, nos quais os sócios participam de rodadas de negócios e divulgam os produtos. Entre os eventos mais importantes estiveram o Sebrae Summit Bio 2024, realizado em junho do ano passado, em Santarém, e o Bioeconomy Amazon Summit, realizado em agosto do ano passado, em Belém.

  • Agronegócios; Sustentabilidade; Inovação; Start up
  • Amazônia
  • Bioeconomia
  • COP 30
  • Empreendedorismo
  • Sustentabilidade