Interessadas no segmento de bioeconomia e que possuem ideias relacionadas ao tema, participaram do Meet Up Inova Amazônia, evento realizado na noite desta quinta-feira, 17, no auditório do Sebrae no Pará, em Belém. Os participantes puderam acompanhar palestras que tratavam de temas relacionados ao mundo dos pequenos negócios e sua relação com a floresta: Thyago Gatto – Bioeconomia e Inovação na Amazônia; Olinda Canhoto – Importância de participar de programas de aceleração? e Rodrigo Zwetsch – Painel com Startups participantes da 1ª edição do programa; além da oportunidade de estabelecer networking e conhecer projetos inovadores.
O Gestor Nacional do Inova Amazônia, Thyago Gatto, do Sebrae Nacional, analisou como uma oportunidade para esclarecer pontos sobre o edital do Programa, a postura do empreendedor diante de um processo de aceleração e o mercado da bioeconomia. “É muito importante eventos como esse, e iniciativas como o Inova Amazônia, para movimentar o ecossistema de inovação, empreendedorismo e bioeconomia na região. Para mostrar que há uma ‘floresta’ de potencialidade, possibilidades de desenvolver negócios, geração de renda, isso tudo em harmonia com a natureza”, pontuou.
Thyago mostrou ainda os propósitos do Meet Up Inova Amazônia, e seu impacto para os interessados do setor. “O evento foi direcionado para atrair novos empreendedores para o mercado da bioeconomia. Nós lançamos o edital e serão selecionados 30 negócios aqui do Pará, eles serão desenvolvidos por quatro meses, nos principais conceitos de estruturação de um negócio, e ao final, as melhores três ideias terão uma premiação: de R$ 30 mil, 20 mil e 10 mil, respectivamente”.
Entenda o programa
O Inova Amazônia, coordenado pelo Sebrae, tem como objetivo impulsionar e apoiar empreendimentos e ideias inovadoras, com foco na bioeconomia. Portanto, o público-alvo são: startups no setor de bioeconomia na fase de ideação – exclusivamente pessoas físicas que residem em um dos estados da Amazônia Legal.
Sobre as Inscrições
Neste módulo de ideação serão selecionados até 30 projetos em cada estado da Amazônia Legal, totalizando até 270 propostas apoiadas nos nove estados da Amazônia Legal. O programa pretende estimular a busca de soluções alinhadas a esses princípios, tendo como premissa a preservação e uso sustentável dos recursos da biodiversidade amazônica. Para acessar o edital, clique neste link. As inscrições para o Inova Amazônia vão até 3 de setembro, e poder ser feitas no site: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/inovaamazonia
Além da iniciativa na Amazônia, futuramente, ela será replicada em todo o Brasil, como contou Thyago Gatto. “O Inova Amazônia é um programa focado em bioeconomia, lançado como piloto aqui na Amazônia, mas que será replicado nos outros biomas brasileiros: mata-atlântica, pantanal, pampa, cerrado e caatinga”, finalizou