ASN PA Atualização
Compartilhe

Festival LED em Belém reúne educação e empreendedorismo com apoio do Sebrae

Evento vai premiar os vencedores do Desafio Liga Jovem, que é realizado pela primeira vez em Belém
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

A segunda edição do Festival LED – Luz na Educação, em Belém, transforma a cidade em palco de inovação, cultura e aprendizado nesta terça-feira (02). Com apoio do Sebrae, o evento é realizado na Estação das Docas e no Museu das Amazônias, oferecendo mais de 20 horas de programação gratuita com palestras, oficinas, debates e experiências educativas.

A iniciativa é liderada pela Globo e tem como parceiro estratégico o Sebrae. O festival celebra a educação transformadora e trouxe para Belém discussões sobre os legados da COP30, juventude e o papel da educação empreendedora para um futuro mais justo e sustentável.

“O empreendedorismo muda a vida das pessoas. Estar no Festival LED, apoiando o Desafio Liga Jovem, é motivo de orgulho para o Sebrae. Projetos como esses mostram que soluções reais podem nascer dentro das escolas, a partir da criatividade e da realidade dos jovens”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, que esteve na abertura do evento hoje, na Estação das Docas.

Com intensa programação, o Festival LED reafirma a força do Pará como protagonista nos debates sobre educação, sustentabilidade e inovação. A parceria com o Sebrae contribuiu para ampliar o alcance do evento e fortalecer o protagonismo juvenil na construção de soluções para os desafios do presente e do futuro.

Abertura do Festival LED. Foto: Agência Sebrae de Notícias/PA.

Líder e curadora do Festival LED, Letícia Castro, reforçou o papel da educação no enfrentamento de desafios globais e na valorização dos territórios. “Este ano, nosso tema é o ‘download da COP’. O que fica depois? Como jovens e professores participam da construção de um futuro melhor? Trazer esse debate para Belém, ainda mais no ano da COP30, é essencial. A parceria com o Sebrae tem sido fundamental para ampliarmos a frente de educação empreendedora em todo o Brasil”, disse ela.

Já a gerente de Valor Social da Globo, Luciana Bertolini, ressaltou o compromisso da empresa com a educação. “Este foi um ano simbólico para a Globo, que completou 100 anos. Fizemos um resgate histórico do nosso envolvimento com a educação até os dias atuais, com o Movimento LED. Ver tudo isso se materializando com ações concretas, como este festival em Belém, é motivo de orgulho”, afirmou durante a abertura do evento.

Desafio Liga Jovem

O evento também vai anunciar os vencedores do Desafio Liga Jovem no final da tarde desta terça-feira, que tem mais de 80 equipes finalistas de todo o país, incluindo representantes do Pará. Essa edição registrou recorde de 62.276 estudantes inscritos, superando as 54.016 inscrições de 2024. O salto também aparece no número de projetos entregues: foram mais de 5 mil projetos de inovação social submetidos, contra mais de 3 mil em 2024, um crescimento de 60%. No Pará, foram 1.358 inscritos e 141 instituições de ensino participantes em 2025.

Voltado a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental até a Educação Superior, a iniciativa desafia os participantes a desenvolverem soluções criativas e de impacto social para problemas da escola ou da comunidade, tendo a tecnologia como aliada (analógica ou digital). As propostas vão desde aplicativos, jogos e plataformas digitais até produtos físicos inovadores e metodologias sustentáveis.

  • COP30
  • Educação Empreendedora
  • En-Zone