ASN PA
Compartilhe

Empreendedores do Combu aprendem a reutilizar óleo de restaurantes

Oficina promovida pelo Sebrae/PA contribuiu para fomentar a cultura de sustentabilidade existente na ilha, que é uma área de preservação ambiental
Por Da redação
ASN PA
Compartilhe

A Ilha do Combu é considerada um exemplo de conservação ambiental, buscando o equilíbrio do uso sustentável dos recursos naturais de forma racional. Seguindo essa premissa, o Sebrae no Pará promove ações visando estimular boas práticas pelos empreendedores locais. Uma delas foi a oficina de reutilização do óleo de cozinha, que é um dos ingredientes mais usados no dia a dia de um restaurante.

A solução encontrada foi transformá-lo em outro produto cujo uso também é indispensável em qualquer restaurante: sabão. Na oportunidade, os participantes também foram estimulados a utilizar a criatividade, com a confecção de sacolas com papel reutilizado.

A proposta é unir aprendizado prático, geração de economia e consciência ambiental, fortalecendo também o senso de comunidade entre os participantes.

Nayany Costa, analista técnica do Sebrae no Pará

A oficina foi realizada no dia 9 de setembro, na Agência Sebrae Ilhas, localizada na ilha do Combu. Participaram 16 empreendedores que atuam nessa região insular, em sua maioria mulheres que atuam na gestão de restaurantes e pequenas cozinhas na Ilha do Combu. São empreendedoras que conciliam a tradição culinária da região com a busca por novas práticas que melhorem a gestão de seus negócios e tragam benefícios sociais e ambientais para a comunidade.

“Trabalhar esse tema contribui para a preservação do ecossistema local, promove a redução de resíduos, agrega valor aos negócios e torna os empreendimentos mais alinhados às tendências atuais de consumo consciente, cada vez mais valorizadas pelos visitantes”, conclui Nayany.

De acordo com a analista do Sebrae/PA, haverá outras capacitações voltadas para práticas de hospitalidade sustentável. Entre os temas previstos estão: oficina de coquetelaria, boas práticas de atendimento ao turista, precificação de produtos e serviços, além de novas oficinas de reaproveitamento e economia circular, sempre com foco em fortalecer os negócios locais para a COP 30.

  • #Sebrae
  • Mulheres da Amazônia
  • Mulheres Empreendedoras
  • Reciclagem
  • Sustentabilidade