ASN PA Atualização
Compartilhe

Cervejaria apoiada pelo Sebrae conquista 1º lugar na Copa Cerveja Brasil

Rótulo premiado foi uma session IPA produzida com lúpulos franceses por empreendedores paraenses
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

A Cervejaria Uriboca conquistou pela primeira vez uma medalha de ouro na quinta edição da Copa Cerveja Brasil 2025, realizada na última semana em São Paulo. A premiação, promovida pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), reconhece os melhores rótulos do país e contou com a participação de centenas de cervejarias de todas as regiões do Brasil.

O rótulo premiado foi uma session IPA produzida com lúpulos franceses, resultado de um convite da Rob Franch, produtora dos insumos, para desenvolver uma receita exclusiva com base em seus produtos. A criação foi escolhida entre representantes de todas as regiões brasileiras. A vitória assegurou aos empreendedores da Uriboca, Bernardo Pereira e Jéssica Leitão, uma viagem à região da Alsácia, na França, para conhecer de perto as plantações e o processo de colheita dos lúpulos utilizados.

“Foi uma surpresa maravilhosa. A gente sempre faz o nosso trabalho com seriedade, mas não espera esse tipo de reconhecimento. Ainda mais em um concurso nacional, com tanta qualidade envolvida. Ficamos muito orgulhosos”, conta Bernardo Pereira, sócio-fundador da Uriboca.

A cervejaria, que completa seis anos de atividade em 2025, funciona com produção terceirizada no bairro do Tapanã, em Belém, e mantém a loja física na Rua Bernal do Couto, no bairro Umarizal. Bernardo, que é sommelier de cervejas desde 2016, destaca o apoio do Sebrae/PA como decisivo na trajetória da marca paraense.

“O Sebrae foi fundamental, principalmente por viabilizar a Etapa Norte da Copa Cerveja. Isso nos deu a chance de competir em pé de igualdade com outras regiões, sem o alto custo logístico de enviar amostras para o Sul e Sudeste. Foi a partir disso que conseguimos nossa primeira medalha no Chile e agora essa conquista nacional”, comemora.

A Cervejaria Uriboca já havia vencido prêmios anteriores na Etapa Norte e, em 2024, recebeu uma medalha de bronze na Copa Cerveza de América, realizada no Chile. Valorizando ingredientes regionais, o negócio tem uma produção artesanal voltada à cultura amazônica.

  • Cervejaria
  • cultura empreendedora
  • Empreendedorismo