A Cervejaria Uriboca conquistou pela primeira vez uma medalha de ouro na quinta edição da Copa Cerveja Brasil 2025, realizada na última semana em São Paulo. A premiação, promovida pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), reconhece os melhores rótulos do país e contou com a participação de centenas de cervejarias de todas as regiões do Brasil.
O rótulo premiado foi uma session IPA produzida com lúpulos franceses, resultado de um convite da Rob Franch, produtora dos insumos, para desenvolver uma receita exclusiva com base em seus produtos. A criação foi escolhida entre representantes de todas as regiões brasileiras. A vitória assegurou aos empreendedores da Uriboca, Bernardo Pereira e Jéssica Leitão, uma viagem à região da Alsácia, na França, para conhecer de perto as plantações e o processo de colheita dos lúpulos utilizados.
“Foi uma surpresa maravilhosa. A gente sempre faz o nosso trabalho com seriedade, mas não espera esse tipo de reconhecimento. Ainda mais em um concurso nacional, com tanta qualidade envolvida. Ficamos muito orgulhosos”, conta Bernardo Pereira, sócio-fundador da Uriboca.
A cervejaria, que completa seis anos de atividade em 2025, funciona com produção terceirizada no bairro do Tapanã, em Belém, e mantém a loja física na Rua Bernal do Couto, no bairro Umarizal. Bernardo, que é sommelier de cervejas desde 2016, destaca o apoio do Sebrae/PA como decisivo na trajetória da marca paraense.
“O Sebrae foi fundamental, principalmente por viabilizar a Etapa Norte da Copa Cerveja. Isso nos deu a chance de competir em pé de igualdade com outras regiões, sem o alto custo logístico de enviar amostras para o Sul e Sudeste. Foi a partir disso que conseguimos nossa primeira medalha no Chile e agora essa conquista nacional”, comemora.
A Cervejaria Uriboca já havia vencido prêmios anteriores na Etapa Norte e, em 2024, recebeu uma medalha de bronze na Copa Cerveza de América, realizada no Chile. Valorizando ingredientes regionais, o negócio tem uma produção artesanal voltada à cultura amazônica.

