Além de importante fonte de atualização de conhecimento, a participação de pequenos negócios paraenses no Amazontech rendeu bons resultados na promoção de seus produtos tradicionais e inovadores.
Considerado o maior evento de tecnologia, sustentabilidade e inovação da Amazônia Legal, o Amazontech 2025 ocorreu no período de 04 a 06 de setembro, no estacionamento do Centro Amazônico de Fronteira (CAF), da UFRR (Universidade Federal de Roraima), em Boa Vista (RR). O evento reuniu empreendedores e representantes das unidades do Sebrae na Amazônia Legal.
O produtor de farinha José Monteiro, de Bragança, município que detém a Indicação Geográfica (IG) da Farinha, revelou que a aceitação do seu produto foi altíssima, inclusive em comparação a outros. Para ele, a participação também serviu como benchmarking, pois ele verificou a possibilidade de melhorar a embalagem e buscar novas certificações para a Farinha de Bragança. Ele também participou de rodadas de negócios.
Outra IG que esteve representada no evento foi a do Cacau de Tomé-Açu, reconhecido mundialmente pela produção por meio do Sistema Agroflorestal de Tomé-Açu (SAFTA), um modelo exclusivo de agricultura sustentável na Amazônia que é desenvolvido pela comunidade nipo-brasileira. “Graças à iniciativa vendemos bastante, conhecemos novas pessoas e abrimos espaço para novos negócios. Nossos profundos agradecimentos a todos os envolvidos, pelo apoio e suporte”, disse o produtor Francisco Sakagushi, que representou a IG do Cacau no Amazon Tech.
Outro destaque foi a Taberna Amazônica, na qual havia mais 700 produtos de 25 pequenos negócios paraenses sendo comercializados. O faturamento nos três dias de evento ultrapassou os 15 mil reais.
Além da promoção de negócios de empreendedores paraenses, o Sebrae/PA também participou dos debates do Amazontech, no painel “COP 30 e os pequenos negócios”, com a presença da diretora técnica, Domingas Ribeiro; do secretário da Prefeitura de Belém para a COP 30, André Godinho; do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado do Pará, Carlos Ledo; e do diretor-presidente da Fundação Guamá, João Weyl.
A Prefeitura Municipal de Barcarena também esteve em destaque, participando do painel “Transformação econômica, inovação e cidades inteligentes”, com a presença do secretário municipal de Indústria, Comércio e Tecnologia, Marcos Mendes, e com um estande na área das Cidades Inteligentes. No espaço, foram apresentadas iniciativas e tecnologias voltadas à melhoria da qualidade de vida e à promoção da sustentabilidade nas cidades amazônicas.

