ASN PA Atualização
Compartilhe

Amazon Tech 2025 tem balanço positivo para empreendedores paraenses

Liderados pelo Sebrae no Pará, produtos paraenses fazem sucesso Amazon Tech, evento que reuniu pequenos negócios da Amazônia Legal, em Boa Vista (RR)
Por Ana Tereza Leal
ASN PA Atualização
Compartilhe

Além de importante fonte de atualização de conhecimento, a participação de pequenos negócios paraenses no Amazon Tech rendeu bons resultados na promoção de seus produtos tradicionais e inovadores. Considerado o maior evento de tecnologia, sustentabilidade e inovação da Amazônia Legal, o Amazon Tech 2025 ocorreu no período de 04 a 06 de setembro, em Boa Vista (RR). O evento reuniu empreendedores e representantes das unidades do Sebrae na Amazônia Leal.

O produtor de farinha José Monteiro, de Bragança, município que detém a Indicação Geográfica (IG) da Farinha, revelou que a aceitação do seu produto foi altíssima qualidade, inclusive em comparação a outros. Para ele, a participação também serviu como benchmarking, pois ele verificou a possibilidade de melhorar a embalagem e buscar novas certificações para a Farinha de Bragança. Ele também participou de rodadas de negócios.

Outra IG que esteve representada no evento foi a do Cacau de Tomé-Açu, reconhecido mundialmente pela produção por meio do Sistema Agroflorestal de Tomé-Açu (SAFTA), um modelo exclusivo de agricultura sustentável na Amazônia que é desenvolvido pela comunidade nipo-brasileira. “Graças à iniciativa vendemos bastante, conhecemos novas pessoas, abrimos espaço para novos negócios. Nossos profundos agradecimentos a todos da iniciativa, ao apoio e suporte”, disse o produtor Francisco Sakagushi, que representou a IG do Cacau no Amazon Tech.

Outro destaque foi a Taberna Amazônica, na qual havia mais 700 produtos de 25 pequenos negócios paraenses sendo comercializados. O faturamento nos três dias de evento foi de quase 20 mil reais, incluindo a Taberna e as IG. Estas últimas tiveram produtos esgotados.

Além da promoção de negócios de empreendedores paraenses, o Sebrae/PA também participou dos debates do Amazon Tech, dentro dos painéis “Transformação econômica, inovação e cidades inteligentes”, e “COP 30 e os pequenos negócios”, com a diretora técnica, Domingas Ribeiro; o secretário da Prefeitura de Belém para a COP 30, André Godinho; o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado do Pará, Carlos Ledo; e o diretor-presidente da Fundação Guamá, João Weyl.

A Prefeitura Municipal de Barcarena também esteve em destaque, na área das Cidades Inteligentes. No espaço, foram apresentadas iniciativas e tecnologias que visam melhorar a qualidade de vida e a sustentabilidade das cidades amazônicas.

  • Amazon tech
  • Amazônia Legal
  • Inovação
  • Tecnologia