O público que visita a Feira de Artesanato do Círio 2024 (FAC) , no estacionamento do Parque Urbano Porto Futuro, em Belém, pode conferir, no espaço Vitrine Amazônia, produtos de 11 empresas já prontos ao consumo, que representam o sabor e a cultura paraenses. São bombons regionais, biscoitos regionais, geleias, temperos, molhos e bebidas, entre outros.
Um dos itens que mais tem feito sucesso entre o público é a farofa de tapioca com jambu e açafrão, da marca Amazonia Space, que é comercializado dentro de uma embalagem. A CEO da empresa, a microempresária Elaine Lima, conta que o produto foi criado a partir do pedido de um cliente.
“Como já existem no mercado outras farofas com jambú, resolvi fazer a de jambu com açafrão para ser diferente até na cor. Isso foi o pedido de um cliente, então, na nossa pequena fábrica, adaptei a farofa de tapioca com açafrão que dá aquela cor amarela e coloquei o jambu, que dá aquela sensação de tremor na boca. O público tem gostado bastante do gosto e da sensação”, conta ela, que está à frente da empresa desde 2022.
A empresa também comercializa farofa de tapioca, sal de parrilla e molho de pimenta no tucupi, com flor de jambu. Todos os produtos também podem ser encontrados em alguns supermercados de Belém.
Outro produto que tem chamado a atenção dos visitantes da FAC 2024 é o vatapá instantâneo, da marca Pavão Alimentos. “Para preparar o produto, basta o cliente colocá-lo em uma vasilha e levá-lo ao forno, com água morna, por 10 minutos. Temos ele em três versões, uma que já vem com camarão inteiro, sem camarão, e outra que você pode colocar proteínas como charque, bacalhau, aí fica da imaginação do cliente”, conta Sthefani Pavão, CEO da marca, ressaltando que o produto é criado na fábrica da marca, que fica em Belém.
Já quem gosta de doces, pode conferir os sabores variados da marca Palha Amazônica. Toda a produção é artesanal e feita pela CEO da marca, Lúcia Ferreira da Silva, que possui uma pequena linha de produção em casa. “Todo nosso processo de fabricação é artesanal e nossa matéria-prima vem da região, respeitamos a questão da sustentabilidade, e nosso cacau vem da ilha do Combu”, explica Igor Ferreira, representante da empresa. Para a FAC 2024, a marca trouxe sabores como cupuaçu, castanha do Pará, café e bacuri. Os doces são uma releitura da palha italiana.
Visitando a feira pela primeira vez, a professora Socorro Silva, que mora no Amapá, disse que achou os produtos práticos. “Vim passar o Círio em Belém, mas vou retornar hoje à noite e já tinha ouvido falar da feira. Vim comprar algumas lembrancinhas para amigos do Círio e achei os produtos muitos práticos e originais, não podia deixar de levar um para experimentar contou ela.
Os produtos da gastronomia paraense podem ser encontrados gratuitamente até quarta-feira (16), dentro da FAC, das 10h às 22h, no estacionamento do Parque Urbano Porto Futuro, em Belém.