ASN PA Atualização
Compartilhe

Simplificar para desenvolver é tema debatido em encontro realizado em Belém

Evento foi pensado para sensibilizar sobre a importância da simplificação e desburocratização dos processos para os pequenos negócios
Por Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Representantes da Vigilância Sanitária, Sala do Empreendedor e das Secretarias de Meio Ambiente de Tributos e Finanças dos municípios que integram o Programa Cidade Empreendedora participaram do Encontro Simplificar para Desenvolver, ocorrido no último dia 02, na sede do Sebrae, em Belém. O evento foi pensado para sensibilizar sobre a importância da simplificação e desburocratização dos processos para os pequenos negócios.

No evento, também foram abordadas a importância do Microempreendedor Individual e das micro e pequenas empresas, destacando os direitos e garantias das categorias; novidades e melhorias na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), sistemas que tem como objetivo legalizar e registrar empreendimentos, além de padronizar procedimentos e tornar os processos mais transparentes neste âmbito, dialogando com a proposta do evento.

“Políticas públicas permeiam o Sebrae. O Sebrae foi criado par cuidar de pequenos negócios. No Pará, mais de 95% das empresas micro ou pequenas. Nesse contexto, o papel do Sebrae é primordial para trabalhar a economia circulante”, pontua o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

“Quando falamos em simplificar, falamos em facilitar o sonho das pessoas. Que as pessoas que sonham em ter os próprios negócios, consigam efetivamente empreender e é isso que estamos fazendo aqui”, destaca a coordenadora do Núcleo de Simplificação da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae no Pará, Helena Rego.

“Micro e pequenas empresas e o MEI, pela Constituição precisam ter um tratamento diferencial e o ambiente de negócios pode ser muito hostil. Esse tipo de evento permite abrir os olhos para o empreendedorismo e a importância de fiscalização nesse ambiente”, afirma o analista da Secretaria de Micro e Pequenas Empresas do Ministério da Economia, Murilo Chaiben.

Edinaldo Duarte, agende de desenvolvimento do município de Dom Eliseu, ressalta a importância da capacitação. “A expectativa é de que o evento consiga meios para simplificar os processos e facilitar a vida dos empreendedores”, frisa.

Também participaram do evento o Gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae no Pará, Bruno Bilby; o Assessor da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), Fabiano Cardoso; e o representante da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN).

-

Cidade Empreendedora

O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com as prefeituras municipais, com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e fomentar o empreendedorismo nos municípios. No ciclo atual, aderiram ao programa os prefeitos de Benevides, Marituba, Dom Eliseu, Paragominas, Castanhal, Barcarena, Cametá, Breves e Soure.

O programa atuam oito eixos, que visam acelerar o desenvolvimento nos municípios que aderiram ao programa: Gestão Municipal, Lideranças Locais, Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva e Cooperativismo e Crédito.