As festas de fim de ano estão na porta e esses são os últimos dias para alavancar as vendas em 2025. Vale lembrar que a segunda parcela do décimo terceiro salário será depositada até a próxima sexta-feira (19), e deve injetar cerca de R$ 7,6 bilhões na economia paraense, segundo o Dieese/PA. De acordo com pesquisa da Serasa Experian, 69% dos donos de pequenas e médias empresas esperam ter um faturamento melhor nas datas festivas em todo o Brasil.
Essa época do ano é marcada pela prática de dar presentes e participar de confraternizações, seja na empresa, com parentes ou amigos. Por isso, o Natal se tornou um período propício para presentear e, consequentemente, de grandes oportunidades de negócios, já que o benefício alcançará mais de 2,3 milhões de paraenses entre trabalhadores formais, empregados domésticos com carteira assinada, aposentados e pensionistas.
“Os empreendedores de pequenos negócios devem ficar atentos às oportunidades sempre. Por exemplo, as vendas de Natal em Belém para 2025 mostram otimismo, com projeções de alta para o comércio geral, cerca de 6,9% a 10%, impulsionadas pelo 13º salário e eventos como a COP30, com setores como confeitarias esperando crescimentos ainda maiores, até 40%, e contratações temporárias reforçando o setor”, destaca Alexandre Alves, coordenador da Agência Metropolitana do Sebrae/PA.
Dicas
Para apoiar os pequenos negócios, o Sebrae/PA preparou algumas dicas fundamentais para aumentar as vendas nessas datas comemorativas. As principais são: tematizar ambientes de acordo com as datas, criar campanhas criativas, promover ações diferenciadas e oferecer benefícios.
Para o Natal, as buscas são por presentes especiais, como livros, brinquedos, além de alimentos e bebidas, como um bom vinho. Já o Réveillon é uma oportunidade para as empresas que promovem eventos, além do setor de vestuário, pelo estímulo à busca por novos looks para a virada de ano.
Compre do Pequeno
O coordenador lembra também que o Sebrae/PA está na nona edição da campanha “Compre do Pequeno”, que, neste ano, ganhou o reforço sazonal do Natal. A ideia é que o paraense priorize adquirir produtos e presentes natalinos além de alimentos para a ceia, nos comércios do seu bairro e lojas de sua comunidade.
“De acordo com uma pesquisa feita pelo Sebrae, cerca de 22% dos consumidores planejam realizar as compras da ceia de Natal no comércio local. Essa preferência reflete a valorização do apoio ao comércio de bairro”, finaliza ele.

