Um dos maiores mandamentos do empreendedorismo é aproveitar as oportunidades. Nesse sentido, o projeto Sebrae na Sua Praia chega à sua quarta edição promovendo abertura de mercado para 112 empreendedores em sua loja colaborativa e troca de informações na Arena do Conhecimento, novidade este ano, trata-se de um espaço de capacitações e relato de histórias inspiradoras de empreendedorismo. A iniciativa ocorre desde 17 de julho e segue até 4 de agosto, no canteiro central da Orla da Praia do Maçarico, no município de Salinópolis, nordeste do Pará.
De acordo com a diretora técnica do Sebrae no Pará, Domingas Ribeiro, o projeto visa, principalmente, à promoção dos pequenos negócios. “O Sebrae na Sua Praia é uma vitrine de negócios para que nós possamos divulgar o trabalho desses micro e pequenos empreendedores, tanto aqui de Salinópolis, como de outros municípios. Esse conseguimos abranger mais de 20 municípios e ampliamos o número de participantes, de 84 para 112. Então, aqui o visitante vai encontrar produtos da agricultura familiar, artesanatos, confecções, produtos oriundos da floresta, além de capacitações, por meio da Arena do Conhecimento”, listou.
A empreendedora Lorenna Figueiredo participou da palestra sobre fotografias para redes sociais e revelou que aprendeu dicas valiosas. “Para nós que estamos empreendendo saber de cicas fundamentais pra gente aprimorar o negócio, entender que a fotografia é de suma importância pra gente vender o nosso produto. Então foi uma experiência muito válida”, disse ela, que trabalha com turismo de base comunitária na Vila Paulino, zona rural de Salinópolis.
Este ano, o Sebrae na Sua Praia é realizado em um espaço de mais de 400m², cedido pela Prefeitura de Salinópolis e aberto ao público das 17h às 22h, incluindo os finais de semana. Quem for visitar a feira de negócios poderá conferir produtos diversificados, como itens artesanais, beiju, arroz vermelho, queijos, chocolates artesanais, compotas, geleias, licores, biojóias, cosméticos, roupas, acessórios, produtos para animais domésticos, farinhas, além de serviços de agências de turismo, entre outros.
Um desses expositores é Ronaldo Nóbrega, proprietário da empresa Cocada Suprema de Salinópólis, que aprendeu a receita com sua mãe e hoje transformou uma paixão de infância em negócio. “Essa iniciativa da loja colaborativa do Sebrae é um impulso muito grande para todos aqueles que estão empreendendo. Essa é uma grande oportunidade pra gente mostrar nosso produto e faturar. Eu espero que supere a vendas dos outros anos, porque cada vez mais a Cocada Suprema está cada vez mais conhecida com a ajuda das mídias que está sendo feita em cima da loja colaborativa do Sebrae e até o dia 4 (de agosto) a gente aguarda os clientes por aqui para poder saborear e usufruir desses produtos que estão sendo comercializados aqui”.
A produtora rural Telma Lino é mineira e mora em São João de Pirabas, onde produz leite e derivados como doce de leite e queijo. Esta é a segunda vez que participa da loja colaborativa do Sebrae e suas expectativas de vendas são as melhores possíveis. “Ano passado fomos campeãs de vendas e a nossa expectativa é superar as vendas do ano passado. Então, nosso trabalho é esse aqui: a gente explica o que é o nosso produto, que é um produto que você não acha em qualquer lugar, por ser artesanal”, enfatizou.
Quem estava passeando de férias com a família e aproveitou para passar na loja colaborativa para levar diversos produtos foi a dona Desirê Soares. “Fiquei sabendo dessa feira e fiquei curiosa para ver o que tinha por aqui. Adorei todos os produtos. Isso mostra o quanto devemos valorizar o nosso artesanato”, reforçou.
Esses produtos e serviços são fruto do trabalho de 112 empreendedores de municípios como Salinópolis, Augusto Corrêa, Abaetetuba, Santa Maria do Pará, Soure, Salvaterra, Capanema, Bragança, Barcarena, Primavera, São João de Pirabas, Castanhal, Ananindeua, Paragominas, Dom Eliseu, Marabá, São Domingos do Capim, Maracanã, Ipixuna do Pará, Belém, Canãa dos Carajás e Santa Luzia do Pará.
Sebrae na Sua Praia cresce a cada ano
Em quatro anos de existência, o Sebrae na Sua Praia é uma verdadeira vitrine para microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas das regiões Nordeste do Pará e Metropolitana de Belém.
E, ao longo dos anos, só tem crescido. Ano passado, o espaço recebeu oito mil visitantes nos 21 dias de ação. Foram 84 expositores participantes e o faturamento chegou a aproximadamente R$ 152 mil. Em 2024, são 122 expositores formais e são esperados cerca de 10 mil visitantes. O mix de produtos também foi ampliado, com a exposição de produtos inéditos, como móveis com resto de madeira de barcos, artesanato em cerâmica de Primavera, arroz vermelho e Beiju do Cabeludo.
Arena do Conhecimento
Novidade na programação deste ano, a Arena do Conhecimento é um espaço dedicado à disseminação de conhecimento e de inspiração de empreendedores e turistas.
No espaço, serão realizadas seis palestras gratuitas e abertas ao público, com temas variados voltados à gestão de negócios, que vão desde o desenvolvimento econômico até a sustentabilidade. No local, empreendedores também fazem breves apresentações, chamadas de pitches, relatando os desafios e as conquistas em sua jornada de negócios.
-
Programação completa da Arena do Conhecimento:
Os bate-papos começam sempre às 18h.
24/07 – Turismo de experiência associado a produção rural, com Hortência Osaqui.
25/07 – Café com Mensagem – Uma experiência amazônica na hora do cafezinho, com Bruno Nozaki.
31/07 – O processo artesanal de queijo e iogurte – do início à satisfação, com Telma Lino.
01/08 – Cocada Suprema, uma experiência deliciosa e desafiadora no empreendedorismo, com Ronaldo Nóbrega.