Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

ASN Agência Sebrae de Notícias

 
ASN PA
Compartilhe
ASN PA
Compartilhe

Técnicos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará prestarão informações sobre crédito orientado e assistido aos participantes da Rodada de Negócios BNDES – Governo do Pará. O evento, que é voltado ao segmento de turismo, foi aberto nessa quarta-feira (22) e segue nesta quinta-Feira (23), no Hangar – Centro de Convenções, em Belém.

Os técnicos também estão orientando o público visitante sobre o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE). Trata-se de um recurso mantido pelo Sebrae e usado para complementar as garantias exigidas pelas instituições financeiras para aprovar o crédito.

O foco da Rodada é colocar à disposição de quem empreende no segmento de turismo recursos para que os negócios sejam preparados para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será sediada em Belém, em novembro de 2025.

“Nosso trabalho é apoiar esse empreendedor desde a tomada da decisão de acessar crédito, para que isso ocorra com segurança, até a aplicação do recurso de forma correta e assistida, para evitar problemas futuros”, explica o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

“O evento deixará um legado para a nossa cidade. Nada será feito às pressas. As rodadas de negócios estão acontecendo dois anos antes da COP. Temos planejamento para cada uma das ações e estamos recebendo todo o apoio do Governo Federal”, destacou a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, na cerimônia de abertura.

-

Crédito assistido  

O Sebrae presta atendimento sobre crédito orientado e assistido, de forma presencial e online, acompanhando da manifestação do interesse em obter o empréstimo ou financiamento, na fase pré-crédito, a todo o período de vigência da contratação, que é a etapa pós-crédito. De forma online, a instituição criou um espaço com informações específicas em seu Portal-

A empresária do município de Curuçá, Leide de Paula, que atua no segmento de hospitalidade, veio para Belém receber orientações na Rodada de Negócios. Ela veio em um grupo de empreendedores atendidos pelo Sebrae. “Quero inovar a estrutura do meu hotel. Não somente para a COP 30, mas de forma geral, o setor hoteleiro precisa olhar para si, fazer um processo de autoconhecimento e trabalhar nisso para melhorar”.

Leide destaca que iniciativas voltadas para a COP 30 permitem que empresários do segmento de hospitalidade possam amadurecer os negócios para receber eventos de grande porte. “Eventos como esse são divisores de água. Além disso, saber que existem instituições financeiras que podem nos auxiliar é de grande importância”, frisa.

-

Ações para o turismo

No evento, o Sebrae também está apresentando ações para que empreendedores da cadeia do turismo aproveitem as oportunidades geradas pela COP 30. “Nossa atuação está pautada em quatro grandes áreas, uma delas é hospitalidade, por entendermos o quanto esse campo será impactado positivamente com a realização da conferência aqui”, destaca Rubens. As outras áreas focadas pela instituição são mobilidade, alimentos e bebidas e economia criativa.

Entre os produtos e serviços oferecidos pelo Sebrae/PA aos empreendedores do segmento de turismo estão orientações, capacitações e consultorias em turismo de experiência, além de oficinas de temáticas – reutilização da água, aproveitamento de energia elétrica e destinação de resíduos – que podem ser acessadas sob demanda, de acordo com o interesse dos empreendedores.

-

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected]
ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas