ASN PA Atualização
Compartilhe

Resíduos gerados na FAC são destinados à reciclagem

Por meio do Sebrae Recicla, cerca de duas toneladas de resíduos serão tratadas por uma cooperativa de catadores contrata pelo Sebrae para prestar o serviço
Por Ana Tereza Leal
ASN PA Atualização
Compartilhe

No mundo contemporâneo, tanto empresas como cidadãos devem atentar à destinação dos resíduos que gera. Ciente de seu papel, não apenas no fomento ao empreendedorismo, mas também à sustentabilidade do planeta, o Sebrae no Pará contratou uma cooperativa para realizar a destinação correta dos resíduos sólidos gerados nos sete dias da Feira de Artesanato do Círio (FAC), que ocorre em Belém, no período de 9 a 15 de outubro.

Durante a Feira, catadores orientam os visitantes e expositores sobre a maneira correta de fazer o descarte de resíduos. Os trabalhadores também coletam os resíduos gerados na feira, como uma ação do projeto Pró-catadores, realizado pelo Sebrae, que serão armazenados no Point Sebrae Recicla. Além disso, a FAC conta com um ecoponto, onde os visitantes poderão descartar resíduos de forma adequada.

“Nós temos a responsabilidade de retirar todos os recicláveis e o resíduo orgânico. A gente chega pela manhã, se organiza, traz o nosso equipamento de trabalho, que são nossos big bags, e aí a gente vai circular na feira. Depois, leva os resíduos para o nosso local, separa e no final do evento é levado para a cooperativa. Lá, nós fazemos a separação, separação por tipo, por cor, por produto para poder vender”, detalha Sarah Reis, presidente da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Águas Lindas (Aral), que existe há 4 anos.

Sarah é uma das líderes da cooperativa de catadores. Foto: Relry Aviz.

Os catadores que estão atuando na FAC são empreendedores beneficiados pelo projeto Pró-catadores, que tem o objetivo de capacitar os associados para desenvolverem habilidades empreendedoras e se formalizarem. A cooperativa está na FAC como prestadora de serviço para o Sebrae. “Isso é o reconhecimento, é bacana porque, na verdade, nós estamos aqui prestando um serviço”, comemora.

De acordo com a analista técnica do Sebrae no Pará, Georgiane Titan, a ação visa valorizar e fortalecer os catadores. “Nós estamos esperando em torno de duas toneladas de resíduos a serem coletados e, ao final, o Sebrae receberá o certificado de coleta e a destinação adequada desses resíduos”, explica Georgiane.

-

  • Catadores de resíduos
  • Reaproveitamento
  • Reciclagem
  • Resíduos