ASN PA Atualização
Compartilhe

Representantes de municípios da Guiana Francesa e Sebrae assinam convênio

Acordo visa ao desenvolvimento de empreendimentos atendidos por ambas as instituições em áreas estratégicas para o turismo e o meio ambiente
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

O Sebrae no Pará e representantes da Comunidade das Cidades do Oeste Guianense (CCOG) fecham parceria para o desenvolvimento integrado e sustentável de seus territórios de atuação. A assinatura do protocolo de intenções ocorreu na manhã desta sexta-feira (13), na Sede do Sebrae/PA, em Belém. o documento foi assinado pelo diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, e a presidente da CCOG, Sophie Charles.

“E dessa forma a gente sai daqui hoje assinando um convênio de cooperação técnica bilateral para que eles entendam e façam um pouco do que a gente faz em seus municípios, mas também de nós aprendermos as boas práticas deles com os seus negócios no seu país. Então, eu avalio como super positiva essa ação e vamos continuar trabalhando para o desenvolvimento da Amazônia, da qual eles também fazem parte, da Pan Amazônia”, avaliou Rubens Magno.

O acordo tem o objetivo de desenvolver e fortalecer uma rede de cooperação entre as instituições, para otimizar o suporte técnico e a troca de informações, com foco na melhoria e inovação dos setores Agroalimentar, Ecoturismo, Gestão Pública e Valorização de Resíduos.

“Esta missão no Pará mostrou para a nossa delegação que tínhamos pontos comuns. Esta colaboração vai permitir de abrir um intercâmbio do Estado do Pará e o Oeste da Guiana Francesa. Nós queremos no quadro desse convênio construir um modelo de desenvolvimento sustentável, com respeito ao meio ambiente, às comunidades, à sabedoria e ao bem-estar de cada um, utilizando os recursos naturais dos territórios”, resumiu a presidente da CCOG, Sophie Charles.

Informações gerais sobre a visita

A agenda oficial da delegação da Guiana Francesa começou na segunda-feira (09), com a ida a Tomé-Açu, onde visitaram a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA). Lá, os visitantes puderam ver como funciona a cadeia produtiva e exportação das suas polpas, que é o carro-chefe da cooperativa. Também puderam conhecer o sistema de SAFTA, um sistema agroflorestal exclusivo de agricultura sustentável na Amazônia desenvolvido pela comunidade nipo-brasileira.

Na quarta (11), foi realizada uma reunião técnica na sede do Sebrae/PA com a participação de membros da comitiva, técnicos do Sebrae e representantes do Governo do Estado. Na oportunidade, foram apresentadas as boas práticas nos segmentos do agronegócio, sustentabilidade, inclusão produtiva, meio ambiente, ecoturismo de base vivencial e experiências turística.

O objetivo da missão da Guiana Francesa é conhecer o trabalho do Sebrae/PA, além de entidades governamentais e de parceiros junto as micro e pequenas empresas do Estado.

Os integrantes da Missão CCOG também estiveram na Ilha do Combu, para conhecer a rota do chocolate e trade de turismo, e também na Coopmar (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Marituba), que trabalha na reciclagem de papeis e outros materiais sólidos sustentáveis.

  • Convênio
  • Desenvolvimento territorial
  • Guiana Francesa
  • Pan Amazônia
  • Parceria