Com objetivo de fortalecer o ambiente de negócios nos municípios paraenses, por meio de ações estratégias de engajamento do poder legislativo, agentes de desenvolvimento e profissionais de comunicação das prefeituras, o Sebrae no Pará realizou nesta terça-feira (08) e quarta-feira (09), em Bragança, nordeste paraense, a Jornada de Políticas Públicas.
“O Sebrae é municipalista e precisamos de vocês, assessores de comunicação das prefeituras, para fomentarem essas histórias de empreendedorismo nos municípios. Pensamos em uma capacitação muito rica, uma troca importante, em que vocês serão os agentes de transformação da sociedade”, disse o diretor superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, que deu as boas vindas aos participantes por meio de um vídeo.
Na quarta- feira (09), profissionais de comunicação das prefeituras da região Caeté foram capacitados pelo Rede Comunica, iniciativa criada pelo Sebrae para conectar profissionais de comunicação das prefeituras paraenses em um ambiente colaborativo, com objetivo de compartilhar experiências, disseminar informações estratégicas e oferecer capacitações personalizadas.
A jornalista Jéssica Mota, falou sobre a comunicação integrada para atingir os objetivos estratégicos dentro da comunicação das prefeituras. “É preciso definir qual a marca, mensagem, que vocês querem passar para o público sobre a gestão. Isso tudo tem que ter um embasamento da gestão, saber o que a população espera, é desafiador, mas a comunicação pode e deve ajudar nesse processo”, disse a consultora, que fez atividades práticas com os comunicadores.
Já a especialista em comunicação política, Adrya Lima, abordou a temática sobre planejamento estratégico nas redes sociais. Ela deu orientações para que os comunicadores possam potencializar as informações nos municípios por meio das redes sociais. “Um bom planejamento serve para gerar engajamento, mas não só isso, ele vai marcar o que a gestão deseja transmitir para a população, por meio de ações e iniciativas positivas”, ressaltou ela.

Secretário de Comunicação de Bragança, Bruno Reis, destacou a importância da capacitação para os profissionais de comunicação dos municípios da região Caeté.
“O Sebrae é um grande parceiro de Bragança, e vem trazendo formações para todas as áreas, vereadores, secretários, mas agora chegou a vez da comunicação. É importante para nós, porque a Bragança passa a ter, a partir do ano de 2025, a Secretaria de Comunicação. Então, é uma formação que veio em boa hora, pois temos muitos talentos da comunicação na região”, enfatizou.
Pela tarde, os Agentes de Desenvolvimento e atendentes das Salas do Empreendedor dos municípios da região também passaram por capacitação com as equipes técnicas do Sebrae/PA no IntegraAD. Foram abordados temas como diagnósticos das Salas do Empreendedor e métodos para potencializar os trabalhos.
Vereadores
A programação começou na terça-feira (08), onde foi realizado um café com vereadores dos municípios da região Caeté. Participaram da iniciativa vereadores de Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Esperança do Piriá, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, Tracuateua e Viseu.

Na ocasião, representantes do Sebrae/PA falaram sobre como o poder legislativo municipal pode contribuir com políticas públicas de desenvolvimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios da região. Além disso, foram apresentados os primeiros passos para rodar o Parlamento Mais Empreendedor na região.
“Nós estamos em uma região pulsante, com potencial turístico imenso, então podemos pensar de que forma podemos potencializar os pequenos negócios. Mas para isso precisamos do apoio de todos, do legislativo, e dos comunicadores da região”, ressaltou Nildo Cardoso, coordenador da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas do Sebrae no Pará (UDTPP).
O primeiro encontro com vereadores do legislativo municipal foi realizado em março, em Castanhal, nordeste paraense, e reuniu 36 vereadores de 10 municípios da região Guamá. No começo de abril, o Sebrae/PA também se reuniu com mais de 20 vereadores de municípios que compõem a região metropolitana de Belém.
Ao longo do primeiro semestre do ano, a Jornada de Políticas Públicas do Sebrae no Pará, executada pela Unidade de Desenvolvimento Territorial de Políticas Públicas, será realizada em todas as 13 agências regionais da entidade.