Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

ASN Agência Sebrae de Notícias

 
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Uma caravana de Osasco, na grande São Paulo, com 20 peregrinos de paróquias desse município e de Barueri esteve na manhã desta sexta-feira (11), na Feira de Artesanato do Círio (FAC), evento realizado pelo Sebrae no Pará, no Parque Urbano Belém Porto Futuro, em Belém, com entrada gratuita, até o próximo dia 16. O grupo está na capital paraense para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que será nesse domingo (13).

A Caravana surgiu por meio do padre Pedro Paulo Queiroz, da Igreja do Senhor do Bonfim, da Diocese de Osasco (SP), que é natural de Belém. Ele contagiou os fiéis após contar sua vivência do Círio de Nazaré. “Viemos para viver, sobretudo, a parte religiosa, mas também para conhecer a cultura, o artesanato aqui da feira e toda história do Pará. Fazer uma imersão!”, relata o religioso. Ele ainda contou que expressões como “Feliz Círio” e “Viva Nossa Senhora de Nazaré” causaram um verdadeiro encanto aos integrantes da Caravana, por se tratar de peculiaridades da festividade paraense.

Organizador da caravana, Renato Vicente falou sobre o objetivo do grupo ao vir até Belém. “A grande proposta, foi vir com um paraense para que mostrasse para nós o Círio que a gente quer ver e o Círio que o paraense vive”, explicou.

“Estamos experimentando muitas coisas do Círio do paraense e não de forma turística. Uma experiência de oração, mas cultural também”, reforça.

Renato contou ainda que muitos do grupo já viajaram para várias partes do mundo, porém expressaram que o tipo de artesanato que viram na FAC é algo peculiar daqui, é novidade e virará boas lembranças. “A organização é fantástica, o trabalho que o Sebrae faz”, e, junto a outras entidades, tornam o momento, segundo Renato, algo maravilhoso.

Peregrinos

O casal Antônio e Patrícia Lencione manifestou verdadeiro encantamento pelo contato com o clima espiritual, de fraternidade entre as pessoas e cultural na cidade.

Adoro artesanato, acho que a gente tem que homenagear os artesãos, a cidade. A gente veio para uma peregrinação e estou amando.

Patrícia Lencione – Peregrina 

Seu Antônio classificou como maravilhosa a experiência, que só conhecia de ouvir falar. “Quando a gente participa fisicamente a emoção é outra, uma alegria ver o povo”, conta empolgado. Ele também avaliou o trabalho dos artesãos na FAC. “O artesanato aqui é muito completo, muito bonito. As pessoas têm que valorizar o que é artesanal porque não se faz um trabalho bonito rapidamente”, explicou.

Sobre a FAC

A 12ª edição da Feira de Artesanato do Círio (FAC) foi aberta ao público nessa quinta-feira (10) e vai até a próxima quarta-feira (16), no estacionamento do Parque Urbano Porto Futuro, em Belém, com objetivo de criar um ambiente favorável para bons negócios dos 116 artesãos paraenses participantes. A maior estrutura de todas as edições da Feira tem 122 estandes para exposição e comercialização de produtos, em mais de 3000 m² de área. A entrada é gratuita, das 10h h, exceto no domingo (13), quando estará aberta ao público das 15h às 22h.

-

-

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected]
ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas