Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Fotos: Rômulo Silva
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Com objetivo de preparar os pequenos negócios para receber os visitantes que participarão da COP30, representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae/PA) receberam em reunião nesta terça-feira (9), na sede da instituição, em Belém, a embaixadora de Barbados no Brasil, Tonika Sealy-Thompson. A representante de uma das ilhas mais turísticas do Caribe enfatizou que o país está disposto a compartilhar experiências com o Estado, por meio do projeto Carizonia, que prevê treinamentos sobre hospitalidade, turismo e gestão de negócios.

Parceiro estratégico para incluir os pequenos negócios nas oportunidades abertas, o Sebrae/PA participa das conversas sobre os próximos passos deste projeto, que inclui diversas capacitações para preparar empreendedores locais para receber os turistas estrangeiros durante a COP 30.

“Esse é um projeto que vem de uma missão técnica que nós fizemos a Barbados há alguns meses para entendermos de que forma nós podemos ter relações bilaterais. O Caribe é um mercado muito importante em que, inclusive, pequenos negócios atendidos pelo Sebrae podem exportar os seus produtos para esses países, então queremos começar isso a partir de Barbados. Nós criamos esse conceito de Carizonia para fazer uma integração do Caribe como um todo com a Amazônia”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

A Embaixadora de Barbados, Tonika Sealy-Thompson, enfatizou as oportunidades que a COP pode proporcionar para Belém e para o Pará. “Tudo isso começou com o grande desafio que essa cidade está enfrentando, a grande oportunidade que é a COP30. E a COP30 abre portas para vocês e para nós também, então as grandes ideias têm a ver com a capacitação porque estamos interessados no legado, não só no evento em si. Estamos interessados em saber como esse evento vai trazer possibilidades para o povo deste Estado, essa cidade, e para a infraestrutura também, sobretudo infraestrutura, quando eu falo de capacidade humana. Então, a primeira coisa é o idioma e é nisso que precisamos focar”, disse ela.

Programação

A visita da comitiva começou com a apresentação do setor produtivo do Pará para a embaixadora, que contou com a participação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa), Carlos Xavier, e demais diretores do Sebrae. Depois, a comitiva conheceu o case de sucesso Tropical Gin de Jambu, que foi apresentado pelo CEO da empresa, Leandro Daher. Em seguida, o presidente do Sebrae/PA, Rubens Magno, a diretora técnica Domingas Ribeiro, e demais técnicos da entidade, falaram sobre a atuação do Sebrae por meio de ações realizadas nas áreas de economia criativa. Durante o encontro, também foram apresentadas as ações do Governo do Estado para COP 30, onde participaram representantes da Secretaria de Turismo do Estado e integrantes do Sebrae.

Sobre a COP 

A Conferência das Partes (COP) é o maior e mais importante evento sobre clima e meio ambiente do mundo. A conferência é promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1995 e reúne líderes de diversos países. A COP tem o objetivo de debater as mudanças climáticas, encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos entre os países.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas