No mês de setembro, o Sebrae no Pará e as prefeituras dos municípios de São Domingos do Araguaia, São Miguel do Guamá, Cachoeira do Arari, Placas, Uruará, Porto Moz e Santarém, inauguraram sete Salas do Empreendedor que darão apoio e suporte aos serviços que são ofertados pelas agências de negócios do Sebrae no estado.
A iniciativa tem como objetivo oferecer aos pequenos negócios serviços como abertura e regularização de empresas, ofertas de cursos, consultorias e outras orientações de gestão aos empreendedores.
O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, falou sobre a importância da iniciativa para os municípios. “A Sala do Empreendedor é um equipamento fundamental que vai ajudar o setor produtivo dessas cidades a alavancarem ainda mais com a consciência empreendedora”.
Em Santarém, essa é a segunda Sala do Empreendedor inaugurada no município. Para o Prefeito Nélio Aguiar, as capacitações gratuitas são o principal diferencial em relação a primeira. “A sala irá oferecer acesso a cursos e capacitações gratuitas, conectando os empresários com as ferramentas e recursos necessários para fortalecer suas empresas”.
A Microempreendedora Individual Camila Costa, dona da empresa Casa do Pastel, de Santarém, destacou que pelo fato da sala ser próxima ao seu empreendimento, ela conseguirá participar das consultorias oferecidas pela iniciativa. “Essa nova sala do empreendedor facilitou muito para mim, agora consigo ter uma assistência próxima do meu negócio. Nós empreendedores precisamos muito desse auxílio para tirar nossas dúvidas e nos capacitar”.
A ação
A Sala do Empreendedor possui duas vertentes: o atendimento, que possibilita que o empreendedor tenha acesso a alguns serviços oferecidos pelo Sebrae; e políticas públicas, que prepara as empresas a participarem de licitações públicas.
Atualmente, existem 130 municípios com a presença do Sebrae (salas do empreendedor ou termo de parceria assinado).
Em 2023, já foram inauguradas 28 salas nas regiões do Araguaia, Caeté, Carajás, Guamá, Marajó, Metropolitana, Tocantins, Xingu e Baixo Amazonas. Até o final do ano, mais 24 salas já estão programadas para serem inauguradas.