Em agenda no Pará, os integrantes da Missão CCOG (Comunidade das Cidades do Oeste Guianense), da delegação da Guiana Francesa, visitam projetos ligados à economia sustentável e que são desenvolvidos por pequenos negócios paraenses, acompanhados pela equipe do Sebrae no Pará, no período de 9 a 13 de setembro.
Nesta quarta (11), foi realizada uma reunião técnica na sede do Sebrae/PA, em Belém, com a participação de membros da comitiva, técnicos do Sebrae e representantes do Governo do Estado. Na oportunidade, foram apresentadas à comitiva, boas práticas nos segmentos do agronegócio, sustentabilidade, inclusão produtiva, meio ambiente, ecoturismo de base vivencial e experiências turística.
A abertura do encontro foi realizada pelo diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, que deu boas-vindas aos presentes e enfatizou a união entre os países amazônicos. “Nós só teremos uma Amazônia forte a partir do momento em que tivermos os amazônidas fortes. Isso tudo passa pelos pequenos negócios e também passa pela sustentabilidade”, destacou.
“É muito importante para o Sebrae receber essa comitiva da Guiana Francesa para mostrar um pouco do nosso trabalho de fomento da micro e pequena empresa, e como a agente já está com foco na COP 30. É muito importante pra gente estreitar essa relação entre os países”, reforçou a diretora técnica do Sebrae/PA, Domingas Ribeiro.
O objetivo da missão, liderada pela presidente da CCOG, Sophie Charles, é conhecer o trabalho do Sebrae/PA, além de entidades governamentais e de parceiros junto às micro e pequenas empresas do Estado. “A parceria com o Estado do Pará, uma região do Brasil com uma forte expertise dentro do agroalimento, ecoturismo, gestão de resíduos, permitirá ao Oeste da Guiana reforçar a sua competitividade, se qualificando numa perspectiva de valorização ecológica do desenvolvimento econômico”, disse Sophie.
Os integrantes da Missão CCOG também conhecerão outros exemplos de negócios em Belém como a rota do chocolate, na ilha do Combu, no trade turismo, e a Coopmar (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Marituba), que trabalha na reciclagem de papeis e outros materiais sólidos sustentáveis, na área da sustentabilidade.
Agricultura sustentável
Um dos exemplos de negócios sustentáveis apresentado foi a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA), localizada em Tome-Açu, nordeste paraense, onde a delegação esteve na manhã de segunda-feira (09). Os visitantes puderam ver como funciona desde a cadeia produtiva, a compra, o plantio do pequeno negócio até a cadeia produtiva do envasamento e exportação das suas polpas, que é o carro-chefe da cooperativa. Também puderam conhecer o sistema de SAFTA, o sistema agroflorestal, que são replantações consorciadas.
A CAMTA é uma cooperativa com 94 anos de existência no mercado com a produção de polpas de diversas frutas, entre elas o cacau, do qual detém Indicação Geográfica, que proporciona maior reconhecimento nos mercados nacional e internacional. O fruto é cultivado por meio do Safta, um modelo exclusivo de agricultura sustentável na Amazônia que é desenvolvido pela comunidade nipo-brasileira. Neste sentido, o Sebrae/PA acompanha mais de 100 produtores do fruto da região, potencializando a produção e os negócios dos empreendedores.
Cooperação técnica
Nessa sexta-feira (13), a comitiva da Guiana Francesa e representantes do Sebrae/PA voltarão a se reunir em Belém. Na ocasião, haverá a assinatura do protocolo de intenções entre a instituição brasileira e a CCOG para definir ações a fim de desenvolver e fortalecer uma rede de cooperação mútua, com o objetivo de otimizar o suporte técnico e a troca de informações, com foco na melhoria e inovação dos setores Agroalimentar, Ecoturismo, Gestão Pública e Valorização de Resíduos.
Sobre a CCOG
A Comunidade das Cidades do Oeste Guianense é composta por oito cidades do Oeste da Guiana Francesa. A atuação conjunta do grupo visa estimular o desenvolvimento sustentável desses territórios.