Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Fotos: Carlos Borges
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Cumprindo agenda em Belém (PA) nesta segunda-feira (22), o Ministro da Economia da Espanha, Carlos Cuerpo, e a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernandez-Palacios, foram recebidos por representantes do Sebrae no Pará, que apresentaram um tour de experiência econômica, cultural e gastronômica pelos municípios de Belém e de Abaetetuba, tendo em vista a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro de 2025, em Belém.

“Essa é uma segunda etapa da visita que recebemos de representantes da Espanha, primeiro veio a Embaixadora e hoje nós estamos recebendo o Ministro de Economia da Espanha, Carlos Cuerpo. Então, são de grande importância para o Sebrae no Pará essas visitas porque temos a oportunidade de apresentar projetos apoiados por nós, principalmente nas comunidades indígenas e quilombolas que apoiamos, como no caso de Abaetetuba, para mostrar nossa economia sustentável. Amanhã, teremos também uma visita à Ilha do Combu, onde teremos uma experiência com o cacau e o chocolate. Também vamos recebê-los dentro do Sebrae e faremos uma exposição dos nossos projetos na Amazônia”, detalhou Domingas Ribeiro, diretora técnica do Sebrae/PA, que fez o receptivo ao ministro e equipe.

Na capital paraense, ministro e comitiva visitaram a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e depois o Museu do Círio, para conhecer aspectos importantes do Círio de Nazaré, que reúne mais de 2 milhões de pessoas pelas ruas de Belém em outubro, movimentando a economia e a cultura paraense.

A verdade é que, até o momento, está sendo uma viagem muito proveitosa, porque está me permitindo conhecer em profundidade a cultura de Belém e os outros lugares mais importantes, tanto economicamente como culturalmente. E eu acho que essa colaboração com o Sebrae está permitindo ter esse conhecimento mais profundo, para quando voltarmos à Espanha e à União Europeia, passar tudo o que está acontecendo por aqui”,

Carlos Cuerpo, ministro da Economia da Espanha

Durante a tour por Belém, a embaixadora Mar Fernandez-Palácios disse que ficou encantada com a cultura paraense e adiantou que o ministro espanhol tem interesse na temática da economia sustentável.

“É muito importante que o nosso ministro conheça bem todas essas peculiaridades da sociedade e economia paraenses. Então, ele tinha muito interesse em conhecer as possibilidades do Estado do Pará na área de economia sustentável, bioeconomia. E, para isso, contamos com a parceria do Sebrae, que sempre nos recebe para nos acompanhar nesta visita, para que ele possa conhecer de perto os projetos de produtores pequenos e medianos do Estado do Pará, que estão trabalhando na economia sustentável”, disse Palácios.

No final da manhã, o grupo foi conhecer o Mercado do Ver-o-Peso, a maior feira livre aberta da América Latina, que proporciona aos visitantes o contato com cores, cheiros e sabores únicos que fazem do local uma das sete maravilhas brasileiras. O tour pela capital paraense encerrou com uma visita no Forte do Castelo e no Museu da Casa das 11 Janelas.

Sustentabilidade – Pela parte da tarde, o ministro participou de uma visita ao município de Abaetetuba, distante cerca de 120 quilômetros da capital, para conhecer negócios sustentáveis apoiados pelo Sebrae/PA.

“O que queremos é ver exatamente o que se está fazendo, como o Estado está preparando-se para a COP 30, como está sendo este processo aqui em Belém e todas as experiências de projetos, para que possamos pegar como exemplo para talvez aplicar em outros lugares”, disse o ministro.

A tour por Abaetetuba iniciou com a apresentação de uma cooperativa que desenvolve produtos sustentáveis produzidos a partir do caroço do açaí, a Unaí Biopainéis Sustentáveis, que tem apoio do Sebrae/PA. A Unai utiliza os painéis, a partir do caroço do açaí, para construção civil no revestimento de paredes, uma alternativa ao mármore, porcelanato, azulejo e à madeira de lei.

“Foi uma surpresa muito gratificante receber esse convite do Sebrae, sendo um projeto que vai mostrar um pouco do trabalho do Sebrae na Amazônia. Como eu já tinha falado anteriormente para o ministro: sem o Sebrae não tínhamos alcançado o que almejamos, porque foi através das interações, do Inova Amazônia, que conseguimos, com as coordenadoras, com as mentorias, com tudo, desenvolver um produto hoje”, conta Washington Filho, coordenador da Unaí.

Na cooperativa de Fruticultores de Abaetetuba, a Cofruta do Brasil, a comitiva teve a oportunidade de conversar com os trabalhadores da empresa, que apoiados pelo Sebrae/PA, produzem e beneficiam frutas amazônicas como o açaí e andiroba.

Por fim, a comitiva visitou a Associação das Mulheres Quilombolas Agroextrativistas do Bacuri, que produz biojoias, a partir de ativos encontrados na floresta. As 38 mulheres que trabalham na associação receberam o ministro com carimbó e contaram um pouco do trabalho desenvolvido na comunidade rural.

“É uma alegria muito grande, aqui pro nosso Quilombo, receber o Ministro, nunca esperávamos. Só temos que agradecer ao Sebrae, que é o nosso grande parceiro, que nos orienta e apoia na produção das nossas biojoias, nossas bolsas… Tudo feito com produtos retirados da floresta e de maneira sustentável”, finalizou Vera Lúcia Fagundes, presidente da associação.

Reunião – Nesta terça-feira (23), o Ministro será recebido em reunião por representantes do Sebrae/PA na sede da instituição, onde serão discutidos temas como sustentabilidade e inovação. Depois, a comitiva fará uma visita a uma fábrica de chocolate na ilha do Combu e deve almoçar em um restaurante local. Em seguida, o Ministro será recebido em reunião pelo Governador do Estado, Helder Barbalho, no Palácio do Governo, em Belém.


-

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas