ASN PA Atualização
Compartilhe

FAC oferece delícias paraenses aos visitantes

Tacacá, maniçoba, vatapá, caruru, híbrido de tacacá são algumas das delícias oferecidas na Praça de Alimentação
Por Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Tacacá, maniçoba, vatapá, caruru, híbrido de tacacá e caranguejo, sopa de caranguejo, tortas geladas de cupuaçu, bacuri, cacau 100%, pão de batata de camarão, coxinha de maniçoba e sorvetes com sabores regionais estão entre os produtos comercializados nos 10 estandes a e mais um trailer na praça de alimentação da 10ª edição da Feira de Artesanato do Círio (FAC).
Larissa Mena, proprietária da Garça Gulosa, se destaca pelos salgados regionais, marca registrada do empreendimento. “Procuro sempre fazer receitas baseadas nos pratos da região”, ressalta Larissa, nascida em Minas Gerais, mas residente em Belém há muitos anos. Coxinha e bolinho de maniçoba, camarão regional, croquete de leitão, camarão com jambu, pimenta regional, e coxinha de camarão com jambu estão entre os pratos oferecidos no quiosque da empreendedora.
“Aqui aparece gente de todos os lugares e de todos os tipos, é uma janela que o Sebrae abriu e em que conseguimos mostrar nossos produtos, pro Pará, pro Brasil e pro mundo”, pontua Odilberto Santana, da Sorveteria Xingu Ice, que oferece vários sabores, entre eles tucumã, açaí e uxi.
Unha de caranguejo, coxinha de camarão rosa com jambu, tacacaranguejo, e vataçoba são algumas das delícias encontradas no estande da empresa Coco Jambu, participante pela primeira vez da FAC. “É maravilhoso poder divulgar o trabalho, as vendas estão muito boas. A empresa só existe há dois anos, é uma experiência nova e uma divulgação do nome”, afirma Érica Ramos, dona do negócio.

Fotos: Carlos Borges

Sobre a FAC

A Feira é parte de um trabalho realizado pelo Sebrae desde 1989 e voltado ao artesanato no período da festividade do Círio de Nazaré. O objetivo do evento é fomentar e promover o trabalho de artesãos paraenses, gerando oportunidades de venda durante e após a Feira.

A FAC é resultado da fusão, há dez anos, de duas iniciativas: A Feira do Miriti, específica do artesanato de Miriti, atividade tradicional do município de Abaetetuba; e a Feira do Círio, que reunia o artesanato de outras tipologias, produzido em vários municípios paraenses.

Nesta edição, são 100 estandes, com produtos de artesãos de seis municípios paraenses. A expectativa é atrair mais de 60 mil visitantes e gerar mais de R$ 600 mil em negócios.