ASN PA Atualização
Compartilhe

Empreendedora eleva faturamento do negócio ao inovar no cardápio

Eliana criou o ‘cuscuz de pato’ após ser atendida pelo programa Brasil Mais, programa executado pelo Sebrae
Por Silvaneide Guedes
ASN PA Atualização
Compartilhe

Eliana Lacerda tem um quiosque em um dos pontos turísticos mais movimentados de Belém, o Ver-o-Rio, onde funciona a ‘Tapioquinha da Amazônia’. Como o nome já indica, o carro-chefe do negócio é a venda de tapiocas, uma iguaria feita com a fécula da mandioca, podendo ser recheada com diversos ingredientes. Mas, a empreendedora inovou e criou uma receita diferente, que vem conquistando os clientes: o cuscuz de pato.

A receita é simples e associa ao fubá, tradicional no preparo do cuscuz, um ingrediente bem paraense, que é o pato. “Fiz o experimento e aprovei a ideia. E os clientes, que são os que importam, também”, frisa Eliana, que também inseriu à receita o jambu, deixando o prato ainda mais desejado. “Tive um aumento de mais e 30% no faturamento após o incremento da receita no cardápio”, infirma a empreendedora.

Após 14 anos com a ‘Tapioquinha da Amazônia’ no mercado, Eliana percebeu que precisava dar uma virada no negócio. O apoio veio pelo Sebrae, por meio do Programa Brasil Mais. “Busquei ajuda no Sebrae, foi quando comecei a me organizar. Hoje, estou participando do Brasil Mais e com o programa estou redefinindo minhas metas, reorganizando meu cardápio, capacitando melhor meus funcionários e, com isso, melhorando meu faturamento”, afirma a empresária.

Durante quatro meses, o negócio da Eliana foi acompanhado por Agentes Locais de Inovação, que fizeram um levantamento das necessidades, mapeando os principais desafios que a empresa precisava enfrentar para começar processos de inovação. Resultado: elaboração de novo produto, ou seja, inovou em produtos, que foi o Cuscuz de pato e teve aumento de faturamento.

Com foco no aumento na produtividade e competitividade de empresas de pequeno porte, o Programa Brasil Mais foi criado pelo Ministério da Economia. A iniciativa é gerenciada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e execução pelo Sebrae e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e oferece atendimento gratuita aos selecionados.

“Aumentar a produtividade e promover a competitividade das empresas com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto, oferecendo , assim, soluções para aprimorar a gestão, inovar em processos, reduzir desperdícios e aumentar o faturamento é nosso foco”, destaca o analista do Sebrae no Pará, Allonny Farias, que coordena as ações do programa na instituição.

O trabalho pode ser realizado de modo presencial ou remoto, e visa identificar necessidades e apontar soluções para o desenvolvimento de negócios dos setores do Comércio, Serviços e Indústria, utilizando métodos avançados e atualizados de inovação.

No total, as ações do Sebrae no Programa serão realizadas em cinco ciclos de atividades, que ocorrerão até novembro de 2022. As pessoas que se enquadram no perfil do público do programa podem participar da próxima etapa de trabalho. As inscrições podem ser feitas pelo site www.pa.sebrae.com.br.

-

  • faturamento