Em uma iniciativa inédita, o Sebrae no Pará se reuniu com vereadores da Grande Belém na noite desta quarta-feira (02), no espaço Armazém do Tempo – Mangal das Garças, com objetivo de potencializar os pequenos negócios locais.
O encontro fez parte da agenda da Jornada de Políticas Públicas do Sebrae/PA, cujo objetivo é fortalecer o ambiente de negócios nos municípios paraenses, por meio de ações estratégias de engajamento de vereadores, agentes de desenvolvimento e profissionais de comunicação das prefeituras municipais.
“Esse momento é histórico para o Sebrae no Pará, pois estamos nos reunindo pela primeira vez com vereadores da região metropolitana de Belém para o desenvolvimento econômico do Estado. Antes de tudo, o Sebrae é municipalista e o motivo desse encontro é alinhar com o legislativo de que forma vocês podem potencializar os pequenos negócios na região, que acontecem nas ruas, nos bairros, e vocês, vereadores, são a linha de frente de tudo isso”, destacou o diretor superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno.
O evento reuniu mais de 20 vereadores de municípios que compõem parte da região metropolitana de Belém – Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará. Hoje, o Sebrae/PA está presente nos 144 municípios paraenses por meio das Agências Regionais, das Salas do Empreendedor, entre outas parcerias, que orientam e capacitam os empreendedores de pequenos negócios locais nas cidades.
“Como empresário e vereador, sempre indico o Sebrae como um exemplo de instituição que ajuda e facilita a vida do empreendedor por meio de seus cursos e capacitações. Então, quero agradecer aqui, a direção do Sebrae por essa iniciativa, que com certeza, vai proporcionar a geração de emprego e renda nos municípios”, disse o presidente da Câmara de Belém, o vereador John Wayne.
Presidente da Câmara de Benevides, o vereador José Pedro, destacou a importância do encontro para que o legislativo da região metropolitana de Belém possa conhecer o trabalho do Sebrae/PA. “Nós, enquanto vereadores, recebemos muitas demandas, entre elas, sempre como podemos gerar mais emprego e renda , e podemos fazer isso por meio do empreendedorismo. Podemos sair daqui com a solução de vários problemas”, disse ele.

Na ocasião, foi apresentado aos vereadores o programa Parlamento Mais Empreendedor, executado por todo o Sistema Sebrae, a partir do Sebrae Nacional. De forma prática, o programa mostra como o poder legislativo municipal pode contribuir com políticas públicas de desenvolvimento do empreendedorismo e dos pequenos negócios.
“O Parlamento Mais Empreendedor está sendo estendido para todos os estados, onde buscamos uma aproximação maior com o Poder Legislativo, o que é fundamental para que a gente alcance o objetivo maior do Sebrae, que é o apoio a um pequeno negócio. Essa aproximação é fundamental, em especial com os vereadores, porque os vereadores são grandes agentes indutores dentro da sociedade. Então além da sua atividade legislativa propriamente dita, eles podem nos ajudar com a ideia do empreendedorismo e o desenvolvimento dos municípios”, destacou Marcello Nicolau, analista técnico do Núcleo de Políticas Públicas do Sebrae Nacional.
Os vereadores também assistiram a palestra “Mandato Transformador” , que foi realizada pelo consultor do Sebrae Nacional, Arnaldo Júnior Farias. Ele abordou a função dos vereadores como agentes de transformação da sociedade. “Os legisladores têm um papel fundamental para mudar a realidade local por meio de ações e políticas públicas que promovam a inovação e o empreendedorismo”, disse ele.
Jornada de Políticas Públicas
O primeiro encontro com vereadores do legislativo municipal foi realizado em março, em Castanhal, nordeste paraense, e reuniu 36 vereadores de 10 municípios da região Guamá.
Além do café com os vereadores, outra ação da Jornada de Políticas Públicas, realizada pela Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (UDTPP) do Sebrae/PA, é a capacitação de assessores de comunicação dos municípios, cujo objetivo é formar uma rede de comunicadores para informar e dar voz aos empreendedores de pequenos negócios locais. A jornada conta ainda com o evento Rede Integra AD, voltado para agentes de desenvolvimento e atendentes das Salas do Empreendedor. A agenda segue até junho deste ano e vai percorrer todas as regiões do Estado.