Com apoio do Sebrae no Pará, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), certificou nesta terça-feira (09), as últimas turmas do Capacita COP30, marcando o encerramento da iniciativa. A entrega dos certificados foi realizada no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, e contou com a presença da diretoria do Sebrae/PA, demais entidades, e integrantes do Governo do Pará.
“O Sebrae fez sua parte com quase 90 mil empresas capacitadas em mais de dois anos. Nós visitamos outras COPs, aprendemos, planejamos entregamos a melhor COP de todos os tempos em um esforço do Governo do Pará com todas as instituições. Um exemplo marcante foi nosso curso do Airbnb que fez com que saímos de 700 para 30 mil leitos por meio dos nossos anfitriões, então agradecemos a todos os profissionais e empreendedores que acreditaram no Capacita COP30”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, que esteve presente na cerimônia, ao lado da diretora técnica, Domingas Ribeiro.
No total, o Sebrae no Pará capacitou cerca de sete mil pessoas por meio do programa em cursos como hotelaria, hospedagem, inglês, entre outros. Mas o diretor ressaltou que o programa foi apenas uma das ações do Sebrae/PA na COP30, em parceria com o Governo do Estado. “A En Zone consolidou resultados expressivos: 114 mil inscritos na programação e mais de R$ 3 milhões em vendas diretas geradas para os pequenos negócios. Nos Parques Lineares da Doca e da Tamandaré, o Sebrae desempenhou papel essencial na organização e ocupação produtiva dos quiosques, garantindo segurança jurídica, regularidade e geração de renda para os empreendedores locais”, completou ele.

Nesta terça-feira (09), mil participantes receberam certificados em cursos como Libras, Inglês, Espanhol, Oratória, Manipulação de Alimentos, Hotelaria e Hospedagem e Marketing Digital, totalizando quase 46 mil certificações emitidas em todo o programa. Um dos concluíntes dos cursos foi o estudante de direito Nilson Barros, que mora em Belém.
“Durante a COP30, participei de vários cursos , foram cerca de 15 no total. Fiz cursos de hotelaria, marketing digital, inglês básico e avançado, influência digital, gestão de turismo e eventos, entre outros. Além disso, tive a honra de ser voluntário na COP30, uma experiência inesquecível. Tive contato com pessoas de todo o Brasil e do mundo, o que ampliou minha visão, minha rede de contatos e, principalmente, me ensinou sobre responsabilidade, compromisso e profissionalismo”, disse ele.
A vice-governadora do Estado, Hana Ghassan, destacou o alcance social do programa e seu papel na formação de mão de obra qualificada para COP30, realizada em novembro, e demandas futuras do mercado.
“O programa começou com 5 mil vagas, e pela credibilidade, seriedade e dedicação de todos, se transformou em um movimento de transformação social sem precedentes no nosso estado. A realidade é que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Quem tem melhor preparo, mais qualificação, conquista as melhores oportunidades.Portanto, quem está aqui hoje, certificado em mãos, já sai à frente. Vocês estão de parabéns. Enfrentaram o desafio, acreditaram no seu potencial e se tornaram pessoas melhores, mais preparadas e mais fortes”, disse Hana Ghassan.

Na oportunidade, o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica, Victor Dias, disse que o programa deve continuar com uma nova roupagem e nome. “Em 2026, mesmo com o encerramento da Capacita COP30, seguiremos firmes com novas frentes, como o programa Capacita Pará. Nosso objetivo é ampliar as ações não apenas na Região Metropolitana de Belém, mas em todos os 144 municípios do estado”, adiantou ele.
O Capacita COP30 foi estruturado para promover qualificação profissional e cidadã, ampliando a inclusão produtiva e fortalecendo setores estratégicos como turismo, sustentabilidade, hospitalidade e economia verde. A iniciativa integrou o conjunto de políticas públicas do Governo do Pará voltadas ao fortalecimento da economia e à preparação da população para novas oportunidades.
A execução do programa também contou com a parceria de instituições como Senai, Senac, EGPA, IFPA, Setur, Sesc, Sest Senat, Cielo, Coca-Cola, e outras entidades que contribuíram para a expansão da oferta de cursos e formação dos profissionais em todas as regiões do Estado.

