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Círio de Nazaré é uma vitrine de oportunidades para os pequenos negócios

Às vésperas da COP 30, festividade pode ser uma oportunidade para mostrar a capacidade do estado em receber grandes eventos internacionais
Por Ana Tereza Leal
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O Círio de Nazaré é o evento mais tradicional do calendário paraense e, além de uma celebração religiosa, se tornou a maior manifestação cultural e popular do Pará, reunindo milhões de pessoas em uma experiência única. Com tantas pessoas circulando pela cidade, as oportunidades de negócios para os empreendedores de pequenos negócios se multiplicam.

“O Círio de Nazaré gera um impacto econômico significativo em Belém e em todo o Estado, movimentando diversos segmentos, como turismo, comércio, gastronomia e serviços, criando um ambiente de negócios extremamente favorável para os empreendedores”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

De acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), analisados pelo Sebrae/PA, a estimativa de participação de turistas no Círio de Nazaré foi de 60,2 mil pessoas em 2022 e de 80,5 mil em 2023, totalizando um gasto presumido superior a R$ 160 milhões no ano passado.

Para 2024, a expectativa de movimentação da economia é de R$1 bilhão de reais por conta das atividades do Círio, segundo o Boletim de Inteligência e Mercado – Círio de Nazaré, elaborado pela Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae/PA.

O segmento de alimentos e bebidas é um dos mais impactados positivamente nesse período. No Pará, existem mais de 110 mil empreendimentos desse segmento registrados no Simples, representando mais de 52% do total de pequenos negócios em todo o estado.

As empreendedoras Nazaré Reis e Rosiane Batista se uniram para criar o restaurante de comidas típicas paraenses As Negonas, no bairro do Benguí, em Belém, onde geram renda para dez mulheres. “O Círio é um momento sazonal para os empreendedores paraenses, principalmente pelo aumento e produção de comidas típicas e regionais”, diz Nazaré Reis. Até o dia 16 de outubro, é possível degustar os pratos preparados por elas na 12ª edição da Feira de Artesanato do Círio (FAC), promovida pelo Sebrae/PA, com o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secult.

Os turistas que visitam Belém durante o Círio vêm de diversas partes do Brasil e do mundo, principalmente dos estados do Maranhão, Ceará e São Paulo e também da Europa, segundo levantamento da Secretaria de Turismo do Estado do Pará (Setur) e Dieese. Ainda segundo esse estudo, quase metade (47,45%) deles fica em hotel, o que movimenta o eixo de hospitalidade, um dos quatro prioritários para a COP 30, ao lado de mobilidade, economia criativa, além de alimentos e bebidas, nas estratégias de atuação do Sebrae/PA.

No Antonieta Hostel Café e Bistrô, o Círio é o período de maior ocupação. “Outubro, com o Círio, é o melhor mês do ano para o meu empreendimento. Com o turismo religioso e com o reencontro das famílias nessa época do ano, aumenta a procura pela hospedagem”, diz a proprietária do estabelecimento, Laiana Santos.

Laiana Santos, proprietária do Hostel Antonieta, diz que nasceu empreendedora e começou a empreender com produtos de decoração

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Círio e COP 30 

“Este evento anual transforma Belém em um ponto de encontro de devotos, turistas e empresários, gerando impactos profundos e duradouros em diversos aspectos da sociedade paraense”, analisa Rubens Magno. Ele ressalta ainda que, com a aproximação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém em novembro de 2025, o Pará está recebendo uma atenção ainda maior do Brasil e do mundo.

Por isso, o Círio de Nazaré de 2024 será uma vitrine global para mostrar não apenas a fé e a cultura do povo paraense, mas também a capacidade do estado em se preparar para grandes eventos de visibilidade internacional. Da mesma forma que a preparação para a COP 30 em 2025 tem potencial para atrair ainda mais atenção global para o Círio e outras manifestações culturais e religiosas do estado.

“Para os empresários da micro e pequena empresa, esse é o momento de se posicionar, aproveitar as oportunidades que surgem com a visibilidade global e preparar o terreno para um futuro de crescimento e sucesso”, alerta Magno.

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Criatividade e inovação 

Para os especialistas do Sebrae/PA, o Círio de Nazaré gera diversas oportunidades de negócios aos empreendedores não só durante a quadra nazarena, mas também pós-Círio, a médio e longo prazos.

“Esse é o momento de pensar além do imediato e preparar seus negócios para um futuro no qual o turismo, a sustentabilidade e a tecnologia serão os principais motores de crescimento”, destaca Magno.

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Confira algumas orientações 

Loja de roupas e acessórios: lançar coleção de moda interativa inspirada no Círio de Nazaré, com um QR Code que leva a um vídeo curto sobre a tradição e significado daquela peça, ou até mesmo permita ao cliente customizar cores e estampas de acordo com suas preferências.

Cafeteria ou restaurante: oferecer uma experiência gastronômica imersiva, que combine a culinária tradicional paraense com novas tecnologias, como um “Menu Sensorial do Círio”, onde os clientes possam interagir com o cardápio via realidade aumentada ou vídeos curtos, pelos quais o cliente poderá explorar a origem dos ingredientes e assistir a vídeos curtos sobre a preparação dos pratos. Outra sugestão é para quem trabalha com delivery: criar um serviço de entrega de refeições temáticas pode, com embalagens amigas do meio ambiente e acompanhadas de uma breve explicação sobre o Círio.

Hospedagem: transformar imóveis por temporada em experiências de hospedagem temáticas e imersivas durante o Círio de Nazaré. O empreendedor também pode adotar práticas de sustentabilidade ao integrar tecnologias verdes, como painéis solares e sistemas de reciclagem, tornando as acomodações ecologicamente corretas. Usar plataformas digitais para facilitar a personalização da estadia, permitindo que os hóspedes escolham experiências adicionais, como uma recepção com música regional, um café da manhã típico ou dicas personalizadas sobre onde encontrar as melhores comidas e artesanatos regionais.

Mobilidade: o motorista pode integrar ferramentas digitais que aprimorem o atendimento, como aplicativos de tradução automática e mapas turísticos interativos. Além disso, investir em veículos elétricos ou híbridos, alinhados à tendência de sustentabilidade.

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