ASN PA
Compartilhe

Carnaval fomenta turismo e aquece pequenos negócios no Pará

Empreendedores devem aproveitar oportunidades para faturar em destinos como São Caetano de Odivelas e Óbidos
Por Bruno Magno
ASN PA
Compartilhe

O Carnaval no Pará movimenta o fluxo de turistas e brincantes em várias regiões e se apresenta como uma grande oportunidade para bares, restaurantes e hotéis, especialmente os pequenos negócios, ampliarem o faturamento por meio de planejamento e experiências personalizadas.

Cidades como Belém, Abaetetuba, Bragança, Cametá, Colares, Curuçá, São Caetano de Odivelas, Salinópolis, Tucuruí, Vigia e Óbidos, entre outros, atraem grande número de turistas e visitantes, uma oportunidade única para os empreendedores faturarem durante os dias de festa.

Segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Pará (SHRBS), municípios como Salinas e Bragança já registram cerca de 80% da ocupação dos hotéis este ano, o que impacta diretamente na economia da cidade e no faturamento dos pequenos negócios.

“O turista e o visitante que estão no município vão consumir na barraca da praia, no mercadinho, comprar acessórios de carnaval, tudo isso faz a roda da economia do pequeno negócio girar, mas é preciso que o empreendedor esteja preparado para as oportunidades”, explica Alexandre Alves, coordenador da Agência Metropolitana do Sebrae no Pará.
  
Preparação

Desde o início do ano, o Sebrae vem reforçando a importância de uma boa gestão aliada à criatividade para que os empreendedores transformem o movimento intenso do período em crescimento sustentável.

De acordo com Alexandre Alves, a organização é essencial para que o faturamento se converta em lucro real principalmente para empreendedores das áreas de bares, restaurantes, hotéis e adereços para o carnaval como roupas e acessórios.

“Hoje, várias cidades paraenses pulsam com o turismo. Além das festas e eventos musicais, os empreendedores que apostam em hospedagem também vão se beneficiar, então não é só a economia criativa que ganha nesse período. Nós costumamos dizer que o Carnaval é o “Natal da economia criativa”, porque quem gosta desta época quer novidade, quer se atualizar, então o empreendedor que trabalha com produtos criativos ou ligado ao turismo tem tudo para se destacar nessa época”, observa.

Empreendedora Joize Zeferino: otimismo com o Carnaval. Foto: Arquivo Pessoal.

Oportunidade     

No município de São Caetano de Odivelas, nordeste paraense, os foliões vão se divertir ao som das tradicionais marchinhas de carnaval e blocos tradicionais da cidade, com a presença dos bois de máscaras, pierrôs e bonecos cabeçudos. A empreendedora Joice Zeferino tem um ponto de venda de comidas regionais no Espaço Gastronômico da cidade, que fica na praça principal.

“Já estou vendo resultados melhores desde o início do mês, com o aumento do fluxo de turistas e foliões que já começaram a chegar na cidade para o Carnaval. O lucro já está sendo perceptível, graças a Deus. Então é isso, estou bem otimista este ano. Os foliões terão boas opções de alimentação”, observa ela.

Atuando como microempreendedora individual há um ano, Joice conta que este ano decidiu apostar em um cardápio variado ao público, que será voltado principalmente para peixes, caranguejos e mexilhões.

“Vou trabalhar com os mesmos pratos que já comercializo e que fazem parte da cultura alimentar da cidade, mas além disso os foliões terão caldos e sopas para saborear durante o carnaval de São Caetano de Odivelas”, finaliza ela.

  • Carnaval
  • cultura empreendedora
  • Empreendedorismo