ASN PA Atualização
Compartilhe

Biojoias amazônicas e brinquedos de miriti no 18° Salão de Artesanato, em São Paulo 

Pavilhão da Bienal receberá os vencedores do Prêmio TOP 100 Sebrae, dentre eles dois empreendedores paraenses  
Por Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

O público que visitar o 18° Salão de Artesanato, que será realizado entre essa quarta-feira (28) e domingo (01), no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, poderá conferir biojoias amazônicas e brinquedos de miriti, criados pelos artesãos paraenses Lídia Abrahim (Seiva Amazon Design) e Josias Plácido (Miriti Amazônia), ganhadores do Prêmio Sebrae TOP 100 do Artesanato Brasileiro.

Durante os cinco dias de evento, os empreendedores paraenses, com o apoio do Sebrae no Pará, terão a oportunidade de expor e comercializarem suas peças, além de fazerem networking com todo o Brasil. Também terão a oportunidade de divulgar a cultura paraense, com vistas para as oportunidades geradas aos pequenos negócios a partir da realização da COP 30, marcada para novembro de 2025, em Belém.

O artesão Josias Plácido, o mestre Pirias, do ateliê Miriti da Amazônia, apresentará cerca de 120 peças de miriti, na sua maioria brinquedos, que retratam vários elementos da cultura amazônica. como a fauna e a flora paraenses. É a terceira vez que o empreendedor de Abaetetuba está entre os 100 melhores artesãos do Brasil, pela seleção do Sebrae.

“Estou muito entusiasmado com a oportunidade de participar do 18° Salão de Artesanato. A expectativa é grande, pois eventos como esse permitem que o nosso trabalho seja reconhecido em cenário nacional. Espero não só ampliar a rede de contatos e clientes, mas também valorizar ainda mais a nossa cultura e as tradições artesanais da nossa região, especialmente de Abaetetuba”, conta ele, que trabalha há mais de 15 anos com o miriti.

Produtos feitos de látex, como brincos, pulseiras, colares e marcadores de páginas serão alguns dos mais de 300 produtos que a empreendedora paraense Lídia Abrahim vai levar ao evento por meio da marca Seiva Amazon Design. Ela trabalha com produção e comercialização de biojoias, fomentando uma cadeia de famílias e mulheres, em especial na cadeia produtiva, a partir de borracha natural extraída da floresta.

“Quando o Sebrae informou que seria uma ação do Prêmio Top 100 de Artesanato, fiquei muito feliz, pois não tinha condições de ir com recursos próprios ao Salão. Pude me preparar bastante porque eu sei que é uma vitrine nacional. Vamos ter acesso a lojistas do Brasil inteiro, porque que esse tem sido o nosso foco, expandir o negócio através da venda B2B. São Paulo é a capital dos negócios, então teremos uma visibilidade muito grande”, disse a Lídia, ressaltando que também deve levar peças da próxima coleção ao evento.

O Prêmio Sebrae TOP 100 do Artesanato Brasileiro, é uma das mais importantes iniciativas de identificação e premiação do segmento artesanal, cuja importância é reconhecida internacionalmente. As empresas paraenses Seiva Amazônia Design e Miriti da Amazônia foram as vencedoras na última edição do Prêmio, e ganharam a oportunidade de participar do 18° Salão de Artesanato.

Salão de Artesanato 

Nos cinco dias de evento, artesãos e mestres-artesãos de todo país, entre ceramistas, rendeiras, bordadeiras, escultores e artistas plásticos (500 presenciais, mas com trabalhos que representam mais de 1.500), estarão presentes no Salão, cujo objetivo principal é divulgar a produção artesanal nacional e estimular a geração de emprego e renda no setor.
O público que visitar o evento poderá acompanhar manifestações artísticas variadas, de diversas regiões do Brasil, como peças em cerâmica, barro, argila, madeira, fios, capim, palha, metais, tecidos e outros materiais que se transformam em rendas, bordados, esculturas, utilitários, objetos de decoração, acessórios, confecções, móveis, além de gastronomia típica e apresentações musicais com ritmos de todas as regiões do País.

Serviço: O 18º Salão do Artesanato, de 28 de agosto a 1º de setembro, das 11 às 21h, Pavilhão da Bienal – São Paulo, com entrada franca. Mais informações no site www.salaodoartesanato.com.br

  • Salão do Artesanato; Cultura; Empreendedorismo;