Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Fotos: Divulgação
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Além dos atletas paraenses que irão competir em busca de medalhas nas Olimpíadas de Paris, o Pará também estará presente na capital francesa com sua riqueza cultural e exuberância típicas da Amazônia. O Estado é um dos destinos turísticos brasileiros escolhidos pela Embratur para figurar na Casa Brasil, espaço que vai oferecer aos visitantes de todo o mundo, a partir de 26 de julho, experiências imersivas com filmes, óculos de realidade virtual, objetos artísticos e até texturas e cheiros em uma série de pequenas instalações batizadas de cubos, que revelarão a cultura e a natureza de estados e municípios das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.

Uma parceria entre o Sebrae no Pará e o Governo do Pará, o cubo paraense será decorado com imagens de pontos turísticos de Belém, capital do Estado, e da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), como o Theatro da Paz e o mercado Ver-o-Peso, além de espécimes tradicionais amazônicas, como o açaí e a árvore samaumeira. No interior, haverá um espaço sensorial, no qual os visitantes poderão sentir a textura das escamas de pirarucu, de sementes e açaí, de cascas de cupuaçu e de castanha do Pará, e também terão uma experiência imersiva na Floresta Amazônica, na região do Tapajós, com óculos de realidade virtual.

Vale lembrar que os pequenos negócios também estão presentes nesses pontos turísticos e que a COP 30 no Pará trará grandes oportunidades. “A realização da COP 30 em Belém é uma oportunidade também para os pequenos negócios da Amazônia. Eles estão sendo capacitados para proporcionar aos visitantes que vierem para o evento a melhor experiência possível, mostrando a importância de usar os ativos e recursos da Amazônia de forma sustentável, respeitando as tradições dos povos ancestrais e mantendo a floresta em pé”, reforça o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

“Nossa participação neste evento é para falarmos ao mundo sobre o Pará. Seremos sede da conferência de mudanças climáticas COP30, da ONU e as pessoas querem conhecer a sede da COP da Amazônia, a COP da floresta. Nada melhor do que aproveitarmos as olimpíadas que vai reunir pessoas de vários países e apresentarmos nossas potencialidades turísticas relacionadas à culinária, cultura e turismo ecológico com nossas belezas únicas”, explica o governador do Pará, Helder Barbalho.

“O turismo é uma vocação estratégica do Estado, e por isso estamos fortalecendo rotas, valorizando todas as modalidades turísticas, que são riquíssimas e premiadas no Brasil. Esse espaço nas Olimpíadas é estratégico para potencializar o turismo, inclusive no aspecto econômico, visto que praticamente todos os setores, todas as atividades relacionadas a geração de emprego e renda se beneficiam com o aumento da movimentação turística”, completou o governador.

Outro ponto alto da exposição paraense é que os visitantes internacionais assistirão a um filme, em primeira pessoa, num painel vertical onde conhecerão um pouco das ruas de Belém e um passeio de barco até a Ilha do Combu, onde irão presenciar uma conversa entre o guia local e uma ribeirinha empreendedora de chocolate do projeto Mulheres da Floresta, do Instituto Dea Maiorana. E, no fim, os espectadores serão convidados a uma aula de carimbó que acontecerá na área externa da Casa Brasil.

-

Importância dos pequenos negócios

Os pequenos negócios ganham visibilidade no mais importante evento esportivo do mundo. Hoje, no Brasil, existem 1,78 milhão empresas no setor de Turismo, das quais 97,4% são de pequenos negócios. É com este espírito que o Sebrae e a Embratur se unem para promover a cultura, a economia e a inovação brasileiras durante os Jogos Olímpicos. A Casa Brasil será o endereço fixo do país na capital francesa, um espaço dedicado a exposições de arte e eventos culturais, seminários, workshops e encontros de negócios, por onde devem passar 15 milhões de pessoas entre torcedores, atletas, autoridades, celebridades e turistas de todas as nações.

Com o objetivo de facilitar a interação entre empresas brasileiras e francesas, o ambiente propicia o intercâmbio cultural e comercial, fortalecendo os laços entre os dois países e aumentando a visibilidade do Brasil no exterior.

-

Sobre a Casa Brasil

Cubo do Pará terá ilustrações representativas

Complexo preparado para abrigar as delegações brasileiras e autoridades do país em Paris, a Casa Brasil é uma ação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Embratur e do Sebrae. A expectativa é que o espaço seja ponto de encontro para curiosos, torcedores e atletas durante os 17 dias de competição.

Localizada no Parc La Villete, a Casa Brasil conta com áreas interna e externa. A parte interna tem dois andares, um primeiro piso de 2 mil m² para a promoção de destinos brasileiros. Há ainda uma estrutura central para a exibição da gastronomia.

Já no segundo andar são 500 m², que terão área VIP, salas de reunião e estúdio de gravação. Na parte externa, que terá 3 mil m², vão ocorrer diversas atividades, como transmissão de jogos, shows e apresentações culturais, acompanhadas da gastronomia brasileira.

Toda a estrutura atenderá aos requisitos de acessibilidade e sustentabilidade, com redução de emissão de carbono.

A Casa Brasil funcionará durante todos os dias da Olimpíada, das 13h às 22h, e será palco de apresentações culturais e musicais, e das comemorações de cada medalha conquistada pelo Brasil.

-

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas