ASN PA Atualização
Compartilhe

Anfitriões formados pelo Sebrae estão prontos para a COP 30 em Belém

Somente entre os anfitriões inscritos, o faturamento previsto em hospedagem ultrapassa os R$ 2 milhões de reais
Por Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Os primeiros hóspedes da COP 30 estão chegando e os anfitriões capacitados pelo Sebrae no Pará estão nos preparativos finais para recebê-los. A fim de ajudar a esclarecer as últimas dúvidas e reforçar algumas orientações, o Sebrae/PA promoveu, na última sexta-feira (31), na sede da entidade em Belém, a capacitação Master Class Anfitrião COP30, em parceria com o Airbnb.

Com a participação de 104 anfitriões, esse momento especial marcou o encerramento da jornada de capacitações de hospitalidade para a COP 30, reunindo os anfitriões que já possuem reservas confirmadas para o evento da ONU, focando em orientações finais para a recepção dos hóspedes e boas práticas para garantir experiências de excelência aos visitantes.

“Os participantes são pessoas que começaram do zero com a gente: começaram a ver como preparar o espaço delas, tirar as fotos para tornar o anúncio atraente, depois passaram pelo processo de precificação para ajustar os preços e, agora, vão ter o retorno financeiro, se conectar com pessoas de outras culturas e engrandecer ainda mais as suas experiências”, relata a analista técnica do Sebrae/PA, Anuska Prado.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, o segmento de hospedagem é um dos mais aquecidos por conta da COP 30. Só para se ter uma ideia, o faturamento somente das reservas dos anfitriões capacitados pelo Sebrae soma quase R$ 2,2 milhões.

“O Sebrae entrou nesse processo porque viu uma oportunidade de negócio e de distribuição de renda. Esse valor será injetado na economia local, movimentando nosso mercado e fortalecendo o empreendedorismo em Belém. É dinheiro direto na mão de pessoas que nem sempre têm o costume de empreender e, a partir dessa ocasião, percebem que têm uma oportunidade real de fazer negócio e movimentar a cadeia produtiva”, afirma Rubens Magno.

A anfitriã Sabrina Braga recebia hóspedes por intermédio de terceiros. Porém, a partir das capacitações do Sebrae/PA, começou a tomar as rédeas de seu negócio. “Depois que comecei a fazer as aulas do Sebrae, vi que eu poderia fazer isso e frequentei acho mais de 50 aulas. Depois, virei até consultora e hoje essa é a minha renda principal”, afirma ela, que é dona de dois imóveis e administra quase 30 imóveis de terceiros.

Celina Rosa também é coanfitriã de 18 imóveis em Belém e Região Metropolitana. “Eu vim pra cá por causa da COP, vim me especializar. Comecei desde janeiro a assistir às aulas aqui no Sebrae e ajudo muita gente que não sabe mexer na plataforma e acaba buscando um auxílio”.

Desde agosto de 2024, por meio da parceria entre Sebrae/PA e Airbnb, foram promovidas 89 turmas, com a capacitação de mais de seis mil pessoas, entre anfitriões, coanfitriões e empreendedores do setor de hospedagem.

  • COP 30
  • COP na Amazônia
  • Empreededorismo
  • Hospitalidade;
  • Pequenos negócios
  • Sebrae no Pará
  • Turismo