ASN PA
Compartilhe

A convite do MPT, Sebrae debate sobre negociação coletiva

Roda de conversa ocorreu no estande conjunto MPT e MPF, dentro da Zona Verde da COP30, no intuito de unir esforços em busca de um ambiente de trabalho saudável
Por Redação
ASN PA
Compartilhe

O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, foi um dos participantes da rodada de conversa “Diálogo socioambiental: enfrentando as mudanças climáticas por meio da negociação coletiva”, realizado nesta quarta-feira (12), no estande compartilhado entre Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT), a convite deste último. Também participaram do debate outras entidades públicas e entidades privadas, além de entidades sindicais.

O objetivo do diálogo foi mostrar que sustentabilidade não se limita a falar apenas de meio ambiente. É também falar sobre as pessoas e suas necessidades como profissionais. “É falar de sustentabilidade social, financeira. E esse debate veio falar um pouco sobre isso, sobre a dignidade dentro das empresas. E o Sebrae também trabalha essa vertente, para fazer com que cada vez mais os empresários entendam também de pessoas”, disse o diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno.

“Eu penso que o objetivo foi alcançado, mas lógico que se trata que se insere dentro de um processo mais amplo. O que nós buscamos é melhores condições, melhor melhores condições para que faça um trabalho decente, é melhor remuneração, é melhor saúde para o trabalhador, que vai atingir tanto o trabalhador celetista como aquele trabalhador autônomo”, avaliou o Procurador do Trabalho, José Carlos Azevedo, moderador do painel.

“É importante entender de finanças, é importante entender de marketing, mas o seu negócio é feito por pessoas. Dessa forma, o importante é que os empresários entendam que o maior patrimônio que eles têm não é a sua marca, não são os seus produtos. São as pessoas que gerem todo esse processo e geram a sua riqueza”, concluiu Rubens Magno.

  • COP30
  • MPT
  • Sustentabilidade
  • Trabalho