ASN PA Atualização
Compartilhe

A dois meses da COP, ambiente digital pode impulsionar a promoção de pequenos negócios

Pesquisa do Sebrae revela que os empreendedores paraenses estão no topo dos que mais utilizam o ambiente digital para fechar negócios
Por Ana Tereza Leal
ASN PA Atualização
Compartilhe

A internet pode ser uma grande aliada dos pequenos negócios, especialmente para aqueles que almejam conquistar novos mercados fora do estado. Para quem deseja começar a empreender ou acelerar o seu negócio para a COP, que será realizada daqui a cerca de dois meses, uma presença digital bem estabelecida contribui para que o negócio seja encontrado por um público muito maior, incluindo clientes que podem não estar fisicamente próximos.

O empreendedor paraense está entre os que mais utilizam o ambiente digital para a promoção de seus negócios em todo o país. De acordo com a Pesquisa Sebrae – Pulso dos Pequenos Negócios, 80% dos pequenos negócios paraenses vendem seus produtos utilizando redes sociais, aplicativos ou internet, atrás apenas de Roraima (82%), Amapá (82%) e Ceará (81%).

O ambiente digital é um grande aliado dos pequenos negócios, principalmente porque ajuda a aumentar a sua visibilidade, até mesmo fora de suas fronteiras”

Igo Silva, gerente da Agência Metropolitana do Sebrae no Pará.

Ainda de acordo com o gerente do Sebrae, o ambiente digital se destaca por facilitar o relacionamento com clientes, simplificar estratégias de marketing, modernizar a marca e permite alcançar um público mais amplo, inclusive além das fronteiras do estado ou do país. Outra vantagem importante é a redução de custos, ajudando a tornar o negócio mais competitivo. “Equilíbrio financeiro é fator crucial para qualquer empresa”, alerta Igo Silva.

Outra pesquisa inédita, divulgada agora em setembro pelo Sistema Sebrae, aponta que, entre 51 países, o empreendedor brasileiro é o que mais considera importante o uso de redes sociais (89%) e ferramentas de análises de dados (71%) para o próprio negócio. Ainda de acordo com o levantamento, 80% dos empreendedores iniciais planejam utilizar mais tecnologias digitais nos próximos 6 meses. Além disso, 60% deles se preocupam com o uso de inteligência artificial e 69% com computação em nuvem para melhorar a estratégia da empresa.

As informações estão na Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2024, que ouviu empreendedores de 51 países e que no Brasil é realizada com apoio do Sebrae. Essa é a principal pesquisa sobre a evolução do empreendedorismo no mundo. O trabalho identifica fatores críticos que contribuem ou inibem a iniciativa empreendedora, em cada país.

  • 60 dias da cop
  • Ambiente digital
  • COP 30
  • Pequenos negócios
  • Pesquisa