Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Fotos: Carlos Borges

O vice-presidente executivo da União Europeia (UE), Frans Timmermans, esteve, nessa terça-feira (24) na sede do Sebrae no Pará, em Belém. Ele participou de uma reunião com os dirigentes da instituição, parceiros e beneficiados do projeto Sustenta e Inova, que é financiado pela UE. Na ocasião, Frans conheceu alguns resultados da iniciativa, lançada em 2021 no Pará, que tem ações nas regiões da Transamazônica, Marajó e Belém-Brasília.

“Temos o desafio de apoiar os pequenos negócios paraenses. Para isso, buscamos parcerias, como essa que temos com a União Europeia, um trabalho de extrema importância ao promover o desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para beneficiar a população das localidades”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

Frans Timmermans falou da importância do desenvolvimento sustentável em âmbito global. “A Amazônia está na agenda global. A principal proposta é por essas ações em prática e provar para o mundo que existem benefícios econômicos e ecológicos. Podemos mostrar que essas iniciativas podem incentivar o progresso na economia e no meio ambiente”, afirma Frans. Ele também destacou a importância da possibilidade do estado do Pará receber a COP-30, dada a visibilidade e importância da Conferência.

O evento contou com a presença do embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez; da Adida de Cooperação da Delegação da União Europeia no Brasil, Pilar Blanco-Rodriguez; do Presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PA, José Conrado Santos; eda Diretora Técnica do Sebrae /PA, Domingas Ribeiro; da Diretora Administrativa e Financeira do Sebrae/PA, Cássia Costa; e do Secretário de Estado de Turismo do Pará, André Dias.

Também estiveram na reunião, o Diretor Sênior do IPAM, Eugênio Pantoja; o pesquisador e coordenador do CIRAD na Amazônia, René Poccard; o analista de prospecção e avaliação de tecnologias da Embrapa, Aldecy Moraes; a chefe geral substituta da Embrapa na Amazônia Oriental, Maria Rosa Travassos; e a diretora adjunta de desenvolvimento territorial do IPAM, Lucimar Souza; além de representantes da União Europeia, membros do CDE e técnicos da instituição do Sebrae/PA.

Projeto e resultados

Financiado pela União Europeia, o projeto Sustenta e Inova tem como principal objetivo desenvolver e implementar práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras nos territórios de atuação, levando em conta a diversidade de vivências e culturas da Amazônia. O projeto é realizado pelo Sebrae, em parceria com o CIRAD, Embrapa, IPAM e Funarbe.

Em quatro anos de atividades, serão investidos 4.650.000 EUR (4 milhões, seiscentos e cinquenta mil euros) – mais de 28 milhões de reais – em ações que beneficiarão produtores rurais, comunidades ribeirinhas e agricultores familiares, entre outros.

Desde o lançamento, já foram traçados planos e estratégias de atuação para cada área de atuação do projeto. O mapeamento estratégico do potencial produtivo da zona rural dos municípios atendidos, especialmente em áreas ribeirinhas e de agricultura familiar, é uma das ações já realizadas.

Na região Xingu, o trabalho é executado pelo IPAM, com foco no fortalecimento de produtores familiares, onde já beneficiou 220 famílias e oito empresas das localidades.

Na região Belém-Brasília, as atividades são executadas pelo CIRAD, que atua na recuperação de solos degradados e no fortalecimento das cadeias de valor da fruticultura e oleicultura. Também estão em andamento ações de estímulo ao ecossistema de inovação e do desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental, que são desenvolvidas pelo Sebrae.

Na região do Marajó, onde o trabalho é executado pela Embrapa, o Sustenta e Inova tem beneficiado produtores de Abacaxi de Salvaterra. Os trabalhos incluem o reaproveitamento de áreas que antes eram descartadas, redução do desmatamento, 12 tipos de frutos legalizados pela Adepará para beneficiamento de polpas e aumento de faturamento – venda para a merenda escolar nos municípios de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari. Nas localidades, outro ganho tem sido a maior inserção de jovens e mulheres na produção e na gestão dos negócios rurais. O atendimento aos produtores iniciou em abril de 2022, com consultorias do Sebrae.

“Enxergamos o Sustenta e Inova como uma nova oportunidade. As consultorias nos permitiram ter novas perspectivas. Já conseguimos benefícios por meio do Projeto. Foi uma solução para nós, pois nosso trabalho na agricultura estava pesado, por causa do preço do insumo. Hoje, por exemplo, as mulheres trabalham em coletividade, o que tornou o ofício mais leve”, destaca Isabel Janaú, coordenadora da Cooperativa Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras familiares de Salvaterra (CAFAS), que tem 21 produtores filiados, de oito comunidades: São Marcos, Condeixa, Maruacá, Julio,Boca da Mata, Boa Vista, Rosário e Jubim.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas