Em 2024, o Pará conseguiu um feito inédito na história do Prêmio Sebrae de Jornalismo: um trabalho paraense foi o grande vencedor nacional da reconhecida premiação. O jornalista Daniel Nardin, editor-chefe do Amazônia Vox, venceu na categoria texto e também levou o grande prêmio nacional com a matéria “Muito além do açaí: como o chocolate produzido localmente está sendo uma alternativa à monocultura”. Ele venceu na categoria Jornalismo em Texto nas etapas estadual, regional e nacional. Sua matéria levou ao Brasil um conteúdo que reforça o empreendedorismo na Amazônia com uma das frutas mais presentes na culinária da região: o açaí.
Ao relembrar o feito, Nardin revela sua alegria. “A gente ficou muito feliz, porque enfim, teve mais de três mil trabalhos inscritos e o nosso foi reconhecido pelo conjunto da obra como um dos melhores”. Ele reforça que o prêmio aumenta muito a responsabilidade pelo reconhecimento, mostrando um pouco do jornalismo que é produzido com qualidade e competência por jornalistas dos nove estados da região amazônica.
Portas abertas
Na avaliação de Nardin, o PSJ é mais que um prêmio que congratula os vencedores, mas abre portas e novos caminhos que amplificam e ajudam a levar mais longe o conteúdo jornalístico, principalmente no que diz respeito à Amazônia. “Com isso, a gente contribuiu em levar um pouco mais do que é feito aqui na nossa região, sendo mais conhecida e reconhecida por jornalistas do Brasil todo, e o Prêmio Sebrae de Jornalismo, sem dúvida, abriu novas portas, novas perspectivas, no sentido de que outros veículos de outras regiões começaram a nos procurar para fazer possíveis parcerias de conteúdo, dar mais visibilidade”.
Um convite aos jornalistas
As inscrições para a 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025 estão abertas até o próximo dia 9 de junho, pelo site www.premiosebraejornalismo.com.br. – São quatro categorias principais: Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo. Há também, pelo segundo ano consecutivo, a categoria especial Jornalismo Universitário. Para participar, os conteúdos jornalísticos precisam ter sido veiculados entre 3 de junho de 2024 e 8 de junho de 2025, prazo que permite a produção de matérias ainda durante o período de inscrição.
“Eu convido a todos os jornalistas que produzem conteúdo de muita qualidade, sobre iniciativas locais, que dão respostas aos desafios aqui da região amazônica, que inscrevam os trabalhos. Certamente tem muita coisa para mostrar. Vale a pena a gente se inscrever, participar e ter conquistas que ajudam a dar reconhecimento e visibilidade para o nosso trabalho”, reforça Daniel.
Os subtemas sugeridos no regulamento do prêmio são os seguintes: Bioeconomia; Pequenos Negócios e COP-30; Inovação e Startups; Produtividade e Competitividade; Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Territorial; Transformação Digital; Empreendedorismo Feminino; Políticas Públicas e Legislação; Acesso a Crédito e Gestão Financeira; Empreendedorismo Social.