Uma das novidades nesta Semana do MEI é 1ª edição do MEI Sustentável, uma iniciativa pioneira voltada para o fortalecimento do empreendedorismo aliado às boas práticas ambientais, sociais e econômicas. O espaço conta com uma programação diária diversificada, com 10 atrações, incluindo palestras, oficinas e rodadas de mentorias gratuitas. Estas últimas serão realizadas na sexta-feira (30) e as inscrições podem ser feitas presencialmente no Sebrae ou na loja do Sebrae/PA.
Na manhã de terça-feira (27), foi realizada a oficina “Primeiros passos do MEI para a sustentabilidade nos negócios”, cuja ideia foi mostrar o conceito de sustentabilidade de forma mais ampla do que uma prática ligada somente ao meio ambiente. “Normalmente, a gente vem com o conceito de que sustentabilidade se refere apenas a práticas ambientais, mas aqui, na Semana do MEI, a gente quer desmistificar isso e mostrar como esses empreendedores podem aplicar dentro do negócio deles, mesmo sendo MEI. Então, por exemplo, a gente trabalha aqui o tripé da sustentabilidade, que é uma empresa economicamente viável, socialmente justa e com práticas ambientais”, pondera a facilitadora da oficina, Thais Duarte.
Manoel Viana trabalha em um órgão público, mas pretende abrir um negócio próprio e está se capacitando para investir no comércio de frangos abatidos e marmita. “Neste curso, a gente aprende a como trabalhar com um negócio sócio-ambientalmente correto. Então, é muito importante nos dias de hoje nós termos essa noção de não se preocupar apenas com o negócio em si, mas também nós temos que trazer a área ambiental para essa discussão”, diz ele.
Durante toda a semana, o espaço promoverá capacitações e também ações de coleta de resíduos e comercialização de produtos recicláveis, reforçando o compromisso dos empreendedores com práticas sustentáveis e conectando microempreendedores individuais, cooperativas de catadores, especialistas em sustentabilidade e a comunidade em geral.
De acordo com a analista do Sebrae no Pará, Lara Rodrigues, o espaço Sustenta MEI traz informações sobre sustentabilidade voltada para a atividade geral do empreendimento, focando nos segmentos pertencentes aos quatro eixos prioritários da COP 30: Alimentos e Bebidas, Economia Criativa, Hospitalidade e Mobilidade.
“A nossa expectativa é que os empreendedores possam ter essas noções básicas de como ser um empreendedor mais sustentável antes da COP, durante a COP e depois da COP. Então, estamos trazendo essas inspirações, tanto da parte de economia criativa, como hospedagem e alimentação”, explica Lara Rodrigues.
-
# Programação Espaço Sustenta MEI #
# Quarta-feira, dia 28 de maio
* 10h às 12h30: Painel Inspiração – Economia da sustentabilidade para crescer na COP e pós-COP 30
* 14h às 17h: Oficina de compostagem
-
# Quinta-feira, dia 29 de maio
* 09h às 13h: Oficina COP 30 – Sustentabilidade na gestão de hotéis, pousadas e Airbnb: práticas responsáveis
* 14h às 17h: Oficina COP 30 – Sustentabilidade na gestão de hotéis, pousadas e Airbnb: práticas responsáveis
* 18h às 19h: Palestra Oportunidades que a sustentabilidade traz na COP 30
-
# Sexta-feira, dia 30 de maio
* 10h às 12h30: Rodada de negócios
* 14h às 17h: “Energy Day” – consultoria em energia renovável para o MEI