Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Estudantes, pesquisadores, professores e empreendedores em geral lotaram o Centro de Convenções Sebastião Tapajós - Fotos: Valdenilson Moura
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

Foram dois dias de muita discussão e ideias em torno das questões que envolvem a sustentabilidade e a bioeconomia na Amazônia. Em nove painéis temáticos, o Sebrae Summit Bio, que ocorreu na cidade de Santarém, trouxe à tona temas que destacam os biomas e a sustentabilidade da região. Promovido pelo Polo Sebrae de Bioeconomia, o evento ocorreu no Centro de Convenções Sebastião Tapajós e recebeu a visita de 600 pessoas entre professores, alunos, pesquisadores e empreendedores.

O Sebrae Summit Bio teve como objetivo transformar ideias em ações por meio da promoção da sustentabilidade dos biomas. “Foram dois dias muito produtivos de importantes discussões que vão nos embasar a ir mais fundo nesses conceitos visando o melhor apoio aos pequenos negócios que têm sua base nos insumos amazônicos”, comentou Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

O Sebrae Summit Bio norteia um dos pilares da COP 30, que é a sustentabilidade e a necessidade de preservação dos biomas visando um futuro sustentável e uma bioeconomia local aquecida. O evento promoveu um espaço de diálogo e cooperação entre empresas, instituições de pesquisa, universidades, investidores, startups e representantes governamentais.

Toda a programação do evento buscou um diálogo construtivo sobre o ecossistema de inovação, posicionando a bioeconomia como pilar central nas discussões da COP30, que vai ocorrer em Belém do Pará, em 2025. Além das capacitações, também teve a presença de 16 expositores de negócios da bioeconomia, seis estandes de gastronomia e seis institucionais.

“Foi muito produtiva a minha participação e aprendi muito nesses dois dias, principalmente sobre o conceito de startups e sua importância na transformação dos recursos naturais em inovação”, disse a universitária Janaína Simões.

A escolha de Santarém se deu porque a cidade oferece um cenário de ambiente inspirador para discussões sobre bioeconomia, permitindo que os participantes vivenciem de perto a riqueza natural que se busca preservar e valorizar por meio da bioeconomia.

O Polo

O Polo de Bioeconomia do Sebrae é uma iniciativa estratégica que visa dinamizar o crescimento de pequenas empresas no setor da bioeconomia, oferecendo suporte abrangente em gestão, inovação e práticas sustentáveis. O Polo atua como um catalisador de sinergias entre diversos participantes do ecossistema — desde negócios locais e comunidades até instituições acadêmicas e órgãos governamentais — estabelecendo uma plataforma colaborativa fundamental para o avanço da inovação e do progresso econômico.

Além disso, sua atuação é instrumental na criação de um ambiente propício ao surgimento e à evolução de empreendimentos inovadores, alinhados com os princípios da sustentabilidade e da valorização dos recursos naturais.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas