A primeira turma do programa Prepara Gastronomia foi iniciada nesta terça-feira (13), na Agência Sebrae de Negócios em Abaetetuba, região do Baixo Tocantins. A atividade conta com capacitações em grupos e individuais estratégicas focadas em gestão e operação de bares e restaurantes. A iniciativa é mais uma das ações de apoio aos pequenos negócios em preparação às demandas da Conferência do Clima da ONU (COP 30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025.
Ao todo, 15 empresários serão acompanhados ao longo de quatro meses, por meio de consultorias estratégicas, a fim de torná-los mais competitivos ao mercado dentro do setor de alimentação. A empreendedora Suellen Nery, advogada e uma proprietárias do Ecopark Vótrix, em Abaetetuba, está confiante com a proposta.
“A gente estava meio perdida no início, com algumas incertezas, mas o Sebrae foi mais do que um norte. A gente já participa de vários cursos, um ensinamento fundamental. E neste ano tão importante, com a COP 30, o projeto será um divisor de águas e está contribuindo com as empresas”, disse a gestora.
Erinete da Conceição empreende no município de Barcarena há 15 anos, com o Kactos Bar e Restaurante, e está em busca de melhorias no negócio. “O Sebrae está me ajudando a viver novos horizontes, porque a gente trabalha, mas a parte técnica eu não tenho. Espero que me ajude a deixar de ser uma ‘funcionária do meu próprio restaurante’ e passe a executar somente a questões que cabem ao dono do estabelecimento”, pontuou ela.

O Prepara Gastronomia é uma iniciativa criada pelo Sebrae Minas Gerais. O Pará é o segundo estado do Brasil a executar a metodologia que envolve as áreas de gestão financeira, operacional e vendas. A partir de consultorias customizadas, cursos, oficinas, mentorias de acompanhamento e orientações técnicas, a instituição disponibiliza de forma subsidiada, orientações especializadas aos empreendedores inscritos no programa.
“As empresas que participarem do programa nessa primeira etapa, receberão acompanhamento personalizado, buscando criar inovações que possam refletir no faturamento e na eficiência operacional dos negócios, preparando-as para o expressivo aumento da demanda que teremos no Pará com a COP30, mas também, criando oportunidades de expansão”, finaliza Nayany Costa, analista técnica do Sebrae/PA e gestora estadual do programa.
Novas turmas do programa serão lançadas nos próximos dias na Região Metropolitana de Belém, além de Salinópolis, nordeste paraense. Os empreendedores de pequenos negócios que desejem aderir ao programa, podem se inscrever com as equipes de atendimento do Sebrae/PA nas 13 agências regionais. Há taxa de investimento.