Artesãos paraenses formalizados ou com Carteira do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que têm interesse em participar da 11ª Edição da Feira de Artesanato do Círio, podem realizar pré-inscrição até o dia 21 de julho, às 12h, de forma presencial ou por e-mail. Todas as informações podem ser acessadas pelo portal (sebrae.com.br/para) ou Central de Relacionamento do Sebrae no Pará (0800 570 0800), instituição que realiza o evento.
O processo de pré-inscrição é a fase de credenciamento dos interessados em participar curadoria da FAC. Nessa etapa, são selecionados os empreendedores que participarão do evento e os artesãos devem apresentar documento de formalização ou carteira do PAB, além de exemplares dos produtos que pretendem expor para comercialização, de forma presencial, nas 13 Agências de Negócios do Sebrae/PA em Belém e interior do estado, ou por fotos enviadas por e-mail ([email protected]). No processo via e-mail é preciso enviar a ficha de inscrição.
Na curadoria, as peças são avaliadas por uma comissão especializada, que utilizará sete critérios na seleção: inspiração no universo do Círio de Nazaré; inovação; originalidade; agregação de valor; acabamento; tag (etiqueta); e qualidade de embalagens. O resultado será divulgado no período de 14 a 18 de agosto. Os artesãos selecionados poderão fazer a inscrição ao evento nos dias 21 e 22 de agosto.
“A FAC é uma vitrine para os empreendedores do segmento de artesanato, possibilitando oportunidade de vendas e mostrando a riqueza cultural e artística da região para os visitantes”, destacou a analista do Sebrae no Pará e gestora da FAC, Vera Rodrigues.
A edição 2023 da FAC será de 05 a 11 de outubro de 2023, no estacionamento do Parque Urbano Belém Porto Futuro, em Belém.
Cronograma
Pré-inscrição – 17 a 21 de julho.
Curadoria – 01 a 04 de agosto.
Resultado da curadoria – 14 a 18 de agosto.
Inscrição – 21 e 22 de agosto.
FAC – 05 a 11 de outubro.
-
Sobre a FAC
A Feira de Artesanato do Círio faz parte de um trabalho realizado pelo Sebrae desde 1989, voltado para o artesanato no período da festividade do Círio de Nazaré. O objetivo do evento é fomentar e promover o trabalho de artesãos paraenses, gerando oportunidades de venda durante e após a Feira.
-
A FAC é resultado da fusão, há 11 anos, de duas iniciativas: A Feira do Miriti, específica do artesanato de Miriti, atividade tradicional do município de Abaetetuba; e a Feira do Círio, que reunia o artesanato de outras tipologias, produzido em vários municípios paraenses.
-
Em 2023, além do tradicional, que é voltado para o artesanato, a FAC também terá espaços para empreendedores de outros segmentos, reunindo pequenos negócios apoiados pelo Sebrae/PA que utilizam insumos amazônicos, como biocosméticos.
-
O evento também conta com uma praça de alimentação, onde empreendedores atendidos pela instituição comercializam seus produtos.