Foi lançado nessa quarta-feira (08), o Sebrae Delas na região metropolitana de Belém, programa que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino por meio de capacitação e apoio à gestão dos negócios liderados por empreendedoras. O evento foi nessa quarta-feira (08), na sede da instituição, em Belém. Os diretores do Sebrae no Pará fizeram a abertura do evento, que contou com a presença de diversas empreendedoras.
O programa vai oferecer uma trilha de capacitação para desenvolver os negócios das empreendedoras, além de realizar e apoiar eventos que promovem conexão entre as mulheres e seus empreendimentos, divulgando produtos e serviços. Essas e outras informações foram apresentadas às empresárias no lançamento.
“O empreendedorismo feminino é uma prioridade estratégica do Sebrae, sendo um tema que passa por várias áreas”, destacou a diretora técnica do Sebrae no Pará, Domingas Ribeiro.
“É de grande importância que o Sebrae faça esse trabalho, trazendo todo esse conhecimento para promover o desenvolvimento de empreendimentos capitaneados por mulheres”, pontuou a presidente do Conselho da Mulher Empresária, da Associação Comercial do Pará (CME/ACP), Izabela Araújo.
Na região metropolitana, serão ofertadas quatro turmas de capacitação em 2023, formadas por até 30 empreendedoras de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara.
No evento, também houve uma palestra sobre empreendedorismo, com a autora do livro “Dicas de Mulheres Inspiradoras”, Geovana
Quadros. A empresária de Belém falou sobre a trajetória profissional e abordou temas como mercado, desafios, networking e a importância das mulheres ocuparem espaços.
A empresária Clesse Alconforado, que tem um negócio no ramo da massoterapia, destacou a importância do Programa. “O Sebrae Delas promove empoderamento e visibilidade e valoriza as profissionais. São muitos desafios, pensamos em desistir às vezes, e eventos e programas como esses, promovidos pelo Sebrae, nos dão incentivo e não nos deixam cair”, destaca Clesse.
“Estou muito ansiosa e entusiasmada para me inscrever no Programa”, disse frisa Fiama Lins, que tem um negócio no segmento peças automotivas, especificamente com embreagem de linhas pesadas como caminhões e veículos agrícolas, em Ananindeua. A empreendedora destacou os desafios de empreender no ramo. “Eu, por exemplo, só conheço eu e minha mãe nesse segmento. Trabalhamos com remanufatura, reduzimos o impacto de ferro no meio ambiente”, explica a empresária.
Fotos: Carlos Borges
O Programa
O Programa Sebrae Delas é uma iniciativa nacional do Sistema Sebrae. No Pará, ele começou a rodar no ano de 2022, em Belém, Castanhal, Parauapebas, Paragominas, Marabá, Barcarena, Santarém, Itaituba, Tucuruí.