ASN PA Atualização
Compartilhe

Sebrae dá início a capacitações para COP a 30

As primeiras turmas são dos segmentos de alimentos e bebidas, mobilidade e hospitalidade
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

O Sebrae no Pará de início, na última terça (12), a mais uma etapa de capacitações para quem quer aproveitar as oportunidades de negócios geradas pela COP 30. Os cursos estão ocorrendo na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa). As oficinas, que ocorrem até a próxima quinta-feira (14), tem como foco preparar os donos de pequenos negócios dos segmentos de alimentos e bebidas, mobilidade e hospitalidade. Ainda é possível se inscrever no local do evento ou pela Loja Sebrae.

O diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, destacou a importância das capacitações. “A COP 30 traz consigo muitas oportunidades de bons negócios. Por isso, o Sebrae está investindo na capacitação dos empreendedores paraenses, para que estejam prontos para aproveitar para ganhar dinheiro e fazer com que a Amazônia seja destino das pessoas que queiram falar de sustentabilidade”, comentou.

Nas capacitações, os empreendedores poderão descobrir se sua ideia de negócio tem um diferencial; se existe mercado; quais os custos envolvidos; infraestrutura básica necessária; entre outras situações para aumentar as chances de sucesso. Essas temáticas estão sendo abordadas na capacitação ‘Como elaborar um plano de negócios – Alimentos e Bebidas’.

A empreendedora e chef de cozinha, Nathalie Furtado, dona do restaurante Aviú do Parque e Dalie Mediterrané, vê a COP 30 como uma grande oportunidade de mostrar para o mundo a culinária paraense. “É uma grande oportunidade de mostrarmos o que Belém e a Amazônia têm de especial, mostrar a nossa gastronomia, a cultura e o povo. O curso está me ajudando a abrir um leque sobre a possibilidade de novos caminhos e inovações dentro de meu negócio”.

Na oficina ‘Técnicas de comunicação e atendimento ao cliente para condutores – Mobilidade’ foram apresentadas ferramentas que irão auxiliar os motoristas a oferecer um atendimento de excelência para quem vai passar por Belém durante o grande evento.

Thyago Henriques é motorista de aplicativo há 4 anos. Ele acredita nas melhorias irão ocorrer para os profissionais da área com a COP 30. “Nós vamos poder pleitear novas coisas para a categoria, por exemplo mudar as frotas para carros elétricos, que vão ajudar a melhorar o planeta. Para as pessoas que vem a Belém, iremos apresentar a nossa cultura, fazer uma rota turística e gastronômica muito boa”.

Na capacitação voltada para as oportunidades na área de hospitalidade, foram repassadas orientações para o atendimento aos clientes, como preparação da equipe com treinamento em outro idioma, adaptação de menus e serviços a diferentes culturas e, ao mesmo tempo, inserir elementos da cultura amazônica.

Analice Mota, dona da agência Samaúma, já está de olho nas oportunidades da COP 30 e o seu objetivo é oferecer uma experiência de imersão. “Vou fazer uma agência de vivências, trazer o turista para um espaço de imersão da natureza. O que me marcou na oficina foi a questão da inclusão do cultural, da música, do carimbó, a regionalidade do estado dentro do meu negócio, isso eu ainda não tinha me atentado”.

-

Programação

11 a 12 de março

18h – Como elaborar um Plano de Negócios – Alimentos e Bebidas.

11 a 14 de março

18h – Experiências de imersão cultural: conectando hóspedes às raízes locais – Hospedagem.

12 de março

18h – Educação ambiental para condutores – Mobilidade.

13 de março

18h – Critérios essenciais para prestação de serviços de qualidade – Mobilidade.

18h – Faça do atendimento uma ótima experiência – Alimentos e Bebidas.

  • COP 30; Capacitação