O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA) assinou termo de compromisso para a instalação de um ponto de atendimento da instituição no município de Tomé-Açu, nordeste paraense. O foco de atuação é o fomento ao turismo e à agricultura familiar, aproveitando as oportunidades que serão geradas na COP 30, no ano de 2025, em Belém.
O documento foi assinado durante a cerimônia de inauguração da nova sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Tomé-Açu e da Escola Indústria de Chocolate Senar, na manhã dessa quinta-feira (29), no Distrito de Quatro Bocas (Tomé-Açu).
O Sebrae faz parte dessa história há alguns anos. Esse espaço de atendimento do Sebrae vem para fortalecer nossa atuação, sendo esse apoio aos agricultores
Diretor-superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno.
“É de fundamental importância porque a gente, aqui no Sindicato, precisa ter várias parcerias com empresas voltadas para o agro, para novas tecnologias, novas tendências e, também, a gente precisa do apoio do Sebrae, pois também queremos uma incubadora, para podermos fazer o chocolate e agregar valor ao produto”, revela o diretor-secretário do Sindicato, Edson Shinji Matsuzaki.
Uma das grandes conquistas dos produtores de cacau de Tomé-Açu foi o processo de aquisição da Indicação Geográfica de Procedência do Cacau, um reconhecimento mundial em virtude do modelo exclusivo de produção do fruto. No município, o cacau é cultivado por meio do Sistema Agroflorestal de Tomé-Açu (SAFTA), um modelo de agricultura sustentável na Amazônia que é desenvolvido pela comunidade nipo-brasileira.
-
-
!important;">-