A En-Zone, espaço do Sebrae que reúne empreendedorismo, cultura, inovação e sustentabilidade durante a COP 30, recebeu nesta quarta-feira (12) a visita dos Repórteres da Floresta Igles Barros Brazão, da comunidade Santa Júlia, localizada na reserva de desenvolvimento sustentável (RDS) do Juma (AM), e Mizael de Souza Praia, da comunidade Punã, na RDS Mamirauá (AM). Em Belém para a Conferência do Clima, eles produzem conteúdo com o objetivo de envolver as populações tradicionais na agenda ambiental.
A ribeirinha de 23 anos e o indígena de 20 integram um programa da Fundação Amazônia Sustentável que capacita adolescentes e jovens de comunidades amazonenses para atuarem como comunicadores na Amazônia. No Instagram, por meio do perfil @reporteresjuma, eles compartilham notícias relacionadas ao cotidiano dessas comunidades, além de bastidores das produções.
“A gente faz bastante reportagem, a gente fica feliz de estar aqui em Belém pela primeira vez, já conhecemos muitas pessoas. É uma experiência bacana pra nós”, contou Igles, que também passou pela Zona Verde e pelo Espaço Chico Mendes, no Museu Paraense Emílio Goeldi. “É uma felicidade muito grande, porque a gente pode fazer reportagens de coisas importantes, mostrar pra outras pessoas, e eu tenho certeza que elas também vão amar ver”, acrescentou Mizael.
Os dois Repórteres da Floresta contaram que foram à En-Zone acompanhados de representantes da Fundação Amazônia Sustentável para gravar conteúdos que serão muito importantes para as respectivas comunidades. “Estou achando o espaço muito massa!”, disse Igles.
A En-Zone é uma realização do Sebrae/PA, tem a Claro Empresas como parceira de conectividade, patrocínio da Hydro e Sicredi e apoio institucional da Prefeitura de Belém, Governo do Pará e Governo Federal. O espaço está instalado no estacionamento do Porto Futuro e a partir desta sexta-feira (14) funcionará de 17h às 23h.

