ASN PA Atualização
Compartilhe

Programa Startup Garage vai capacitar estudantes paraenses com metodologia inédita

Programa também deverá ser levado para estudantes de outras universidades e faculdades de Belém
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

A partir desta segunda-feira (04), os estudantes de administração que realizam estágio na Agência Metropolitana do Sebrae no Pará serão capacitados gratuitamente em uma metodologia inédita criada pelo Sebrae: o Programa Startup Garage, que tem como objetivo fortalecer o ecossistema do empreendedorismo e inovação no estado.

“O método aproxima os estudantes do universo do empreendedorismo e incentiva a criação de negócios com impacto econômico e social. Estamos trazendo essa metodologia inédita do estado e espero que vocês possam usufruí-la bastante”, destaca Kléber Broseghini, analista técnico do Sebrae/PA.

O Startup Garage oferece um ambiente propício para a criação e desenvolvimento de startups, com palestras, workshops, consultorias, mentorias, networking e encontros com especialistas e investidores. Por meio dessas atividades, os participantes podem vivenciar o mundo do empreendedorismo, tirar suas ideias do papel e montar suas próprias startups.

“A metodologia propõe que os estudantes identifiquem problemas reais que impactam grupos da sociedade, desenvolvam soluções viáveis, realizem testes de validação e apresentem os resultados em formato de pitch para uma banca avaliadora. Todo o processo simula o ambiente de startups, estimulando a criatividade e a visão de negócio”, explica o consultor do Sebrae Jeferson Linsmeyer, que será o facilitar da capacitação.

Estudantes passam por capacitação no Sebrae/PA.

Com duração prevista de quatro encontros, o programa é dividido em fases específicas. Ao final da capacitação, na quinta-feira (07), os trabalhos são avaliados por uma banca que classifica os projetos de startups de acordo com critérios como viabilidade, competitividade e planejamento. Todos os participantes receberão certificados de conclusão, reforçando o valor da experiência em seus currículos acadêmicos e profissionais.

“A capacitação do Sebrae Startups representa uma oportunidade concreta de aplicar, na prática, os projetos desenvolvidos ao longo do curso. A metodologia da minha faculdade valoriza iniciativas semestrais, e acredito que, com o apoio do Sebrae, há a possibilidade real de tirar esses projetos do papel e transformá-los em negócios”, disse André Silva, estudante de administração e bolsista do Sebrae/PA.

“Além da graduação e do estágio no CREA com o Sebrae, atuo no setor de vendas, e essa capacitação promete ampliar minha visão de mercado. A expectativa é grande, especialmente por poder aplicar os conhecimentos diretamente no dia a dia, tanto no trabalho quanto na formação acadêmica. O Sebrae já contribui bastante com os pequenos negócios, e agora está fazendo a diferença também na minha trajetória”, completou Carlos Antônio, também bolsista da área pelo Sebrae.

Entre os dias 17 e 21 deste mês será a vez de 45 estudantes dos cursos de administração e ciências contábeis da Faculdade Esmac, em Ananindeua, receberem a capacitação.

  • cultura empreendedora
  • Empreendedorismo
  • Startup