Estão abertas as inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, iniciativa que reconhece e valoriza a trajetória de mulheres empreendedoras em todo o Brasil. No Pará, o prêmio se destaca por evidenciar histórias inspiradoras de mulheres que impulsionam a economia local, especialmente em áreas como agricultura familiar, comércio, sustentabilidade e inovação. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site oficial do Sebrae até 15 de junho.
Há três anos consecutivos, o Pará tem mulheres vencedoras na premiação. No ano passado, 87 mulheres empreendedoras se inscreveram na etapa estadual da premiação, representando 32 cidades paraenses. A vencedora da etapa estadual, na categoria Pequenos Negócios, foi a empreendedora Noanny Maia, da marca Cacauaré, que também venceu a etapa nacional na mesma categoria. Ao lado da mãe e das duas irmãs, Noanny começou a empreender em 2018, mas foi em 2021, após a morte do pai por covid-19, que ela e as irmãs voltaram à terra natal e passaram a empreender no cultivo do cacau na propriedade dos pais, no município de Mocajuba, no nordeste do Pará.
“O prêmio trouxe visibilidade nacional e fortaleceu a Cacauaré. Conquistamos novos parceiros comerciais e aumentaram os convites para eventos e palestras. Acredito que o prêmio ajudou a posicionarmos como referência em bioeconomia. Ele deu mais credibilidade nas conversas com investidores e impulsionou nossa presença em espaços de tecnologia dentro do Sebrae, inclusive em subseções nacionais”, enfatiza a empreendedora.
Em 2025, o prêmio contemplará cinco categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequenos Negócios, Produtora Rural, Ciência & Tecnologia e Negócios Internacionais. Podem participar mulheres maiores de 18 anos que estejam à frente de empreendimentos formais há pelo menos um ano.
A premiação é dividida em três etapas: estadual, regional e nacional. Na fase estadual, serão selecionadas até cinco candidatas por categoria. As vencedoras estaduais avançam para a etapa regional, representando a região Norte, e posteriormente para a etapa nacional, cuja cerimônia de premiação ocorrerá em outubro, em Florianópolis (SC).
Na etapa nacional, as 35 vencedoras regionais (cinco vencedoras por categoria para cada uma das sete regiões) estarão automaticamente classificadas para a Final Nacional da premiação. O Sebrae custeará as despesas de deslocamento e diárias das 35 finalistas regionais, que participarão de missão técnica nacional durante o evento de premiação.
Este ano, o prêmio traz uma novidade, que é a premiação em dinheiro. Serão premiados os três primeiros lugares de cada categoria, que receberão de R$ 10 mil a R$ 30 mil, capacitação do Empretec e mentoria on-line (para as primeiras colocadas). Os valores dos prêmios sofrerão a retenção dos impostos e contribuições, conforme legislações aplicáveis em vigor, sendo repassado às premiadas o valor líquido após retenção.
De acordo com a PNAD contínua do IBGE, divulgada no final do ano passado, mais de 427 mil mulheres são donas de pequenos negócios no Pará. No estado, para cada 100 mulheres, 12 ou mais são donas de negócios, o que corresponde a 12% das mulheres em idade ativa. Desta maneira, o prêmio é o momento de reconhecer e celebrar as mulheres que transformam desafios em oportunidades e contribuem significativamente para o desenvolvimento do Pará.
“A premiação reconhece a trajetória das empreendedoras de pequenos negócios que contribuem para o desenvolvimento da economia, inspirando outras mulheres a também serem protagonistas de suas próprias histórias”, destaca Domingas Ribeiro, diretora técnica do Sebrae no Pará.
Serviço: As inscrições ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios podem ser feitas gratuitamente até 15 de junho, por meio do link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/premiomulherdenegocios