ASN PA Atualização
Compartilhe

Polo Sebrae de Bioeconomia realiza Demoday e premia três melhores projetos em Santarém

Projetos finalistas do BioEmpreende apresentaram soluções em bioeconomia nesta sexta-feira (29)
Por Da Redação
ASN PA Atualização
Compartilhe

Dez projetos finalistas voltados à bioeconomia, criados por estudantes universitários de Santarém, Alter do Chão e Belterra, na região oeste do Pará, foram apresentados para investidores e parceiros durante o Demoday da primeira edição do Programa BioEmpreende, sendo uma iniciativa do Polo Sebrae de Bioeconomia na Região do Baixo Amazonas, realizada nesta sexta-feira (29), no Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat), em Santarém.

“São projetos inovadores com alto potencial de impacto econômico e ambiental. Também é uma oportunidade de estabelecer parcerias estratégicas e identificar talentos e soluções, além de promover a contribuição para o fortalecimento do ecossistema de bioeconomia na região do Baixo Amazonas, promovendo o desenvolvimento sustentável”, destacou Paulo Oliveira, gerente regional do Sebrae no Baixo Amazonas.

No total, 20 projetos passaram pelas capacitações oferecidas pelo Programa, mas somente 10 deles foram selecionados como finalistas e participaram do Demoday hoje. Foram eles: AgroAI, Amazon Wine, Amazonizar-se, BioFlorest, Cuia Nanofilter, Ecoterpe, Igarapés Vivos, Mimos Doce, ProBio Health Amazônia e Tapayo Bioinsumos.

Na dinâmica de hoje, os estudantes tiveram três minutos para apresentarem as ideias inovadoras a investidores e parceiros da região como a Natura, Nanovetores, Porto de Itapoá e ArcelorMittal. Na oportunidade, foram reconhecidos os três melhores projetos da edição, que foram escolhidos pela banca avaliadora com base em critérios como o potencial de impacto na bioeconomia e a viabilidade de execução deles.

O primeiro lugar ficou com o projeto Ecoterpe, desenvolvido pelos estudantes Maicon Farias e Maxan Silva do curso de Agronomia da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O segundo lugar foi conquistado pelo projeto ProBio Health Amazônia e o terceiro lugar ficou com o projeto Amazon Wine.

Estudantes receberam certificados de participação durante o Demoday.

“Não temos ideia de que, de repente, a nossa pesquisa pode se tornar um produto ou serviço, e ser desenvolvida dentro de uma universidade do interior da Amazônia, em Santarém, então é muto gratificante ver o desenvolvimento que todas as equipes tiveram. Todos nós somos campeões e que possamos continuar levando nossas ideias adiante”, disse Maicon Farias.

Como premiação, o projeto vencedor garantiu troféu e mais consultoria sobre tecnologia, consultoria sobre naming, consultoria de contabilidade e finanças, consultoria de modelagens de negócios e mentoria de comunicação estratégica. Já os segundo e terceiros lugares também garantiram trofeús e consultoria sobre tecnologia de ideias, consultoria sobre naming e consultoria sobre contabilidade e finanças.

Os projetos dos estudantes selecionados pelo BioEmpreende passaram por uma intensa jornada de capacitação empreendedora desde setembro deste ano, o que incluíram workshops, mentorias e conexões com o mercado, com objetivo de potencializarem seus projetos. As etapas contaram ainda com a validação de ideias, modelagem de negócios e preparação para apresentação a potenciais investidores.

O Bioempreende é promovido pelo Sebrae Pará, por meio do Polo de Bioeconomia, e conta com o apoio da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), além de grandes empresas.

  • Bioeconomia
  • Empreendedorismo
  • Sustentabilidade