Transformar o problema em solução é o lema que sempre moveu a empreendedora Samara Pismel, sócia do petshop Espaço Bicho, a não temer os desafios de ter um negócio de sucesso.
Serviços de banho, tosa, hidratação, estética e venda de ração, acessórios para pets e consultório com serviços de cardiologia, dermatologia e clínica geral e um específico para felinos, são alguns dos serviços oferecidos pelo Espaço Bicho, que está no mercado desde 2017, em Belém.
Segundo a empresária, o diferencial do negócio é o atendimento. “As pessoas querem que a gente tenha vínculo com o animal. É o cachorro chegar na minha porta e eu saber o nome, a data de nascimento, o que ele fez nos finais de semana, porque a gente olha nas redes sociais as informações do cliente”, destaca Samara.
Samara aponta um dos motivos de investir nesse tipo de atendimento para inovar. “As megalojas têm muito mais capital do que um petshop regional ou de bairro. A megaloja vê o cliente como um todo, ela vê como produção, como se fosse uma indústria de produção. Quanto mais, melhor. O faturamento dela é em cima da quantidade”.
Um outro diferencial competitivo do Espaço Bicho é a terceirização de alguns serviços, como revenda de produtos no local. “A gente é uma vitrine. Então, terceirizando, eu não imobilizo o meu capital e ganho um percentual. Essa estratégia foi a saída que a gente viu para continuar no mercado”, ressalta Samara.
Crescimento na pandemia
O Espaço Bicho não fechou as portas na pandemia da Covid-19. Na contramão de muitos negócios, o petshop cresceu, segundo a Samara. “Foi um boom na pandemia. Cresceu absurdamente e surgiu a oportunidade de mudar de endereço”, disse a empreendedora.
“Como a gente passou por uma pandemia e foi uma questão de saúde, as pessoas se preocupavam mais ainda com o seu animal, queriam deixar eles mais saudáveis e aí a procura foi muito maior”, lembra. Os pedidos, segundo a empresária, também cresceram com o delivery, reforçando que a internet teve um papel fundamental na expansão do negócio.
“A gente já estava posicionada nas redes sociais e no Google, que, na época, as pessoas ainda não estavam, que era o tráfego pago e tudo mais. Isso fez com que a gente crescesse bastante”, frisou.
Apoio do Sebrae
A empresária contou que teve três momentos importantes com o Sebrae: quando formalizou a empresa, na gestão do negócio durante a pandemia e na reestruturação atual do petshop. “Foi quando senti a necessidade de conversar com uma pessoa mais técnica, uma pessoa que realmente mostrasse o caminho certo”, explicou a empreendedora ao lembrar seu encontro com a instituição. A empresária conta que fez consultorias em gestão de empresa, vendas, fluxo de caixa, financeira e uma específica de como montar um petshop.
Entre os resultados positivos, Samara destaca que quando passou a focar mais nos serviços e não nas vendas de produtos, o que teve impacto no caixa da empresa. “A gente começou a ver o giro, não vemos mais o dinheiro imobilizado. Começamos a ver os resultados a partir daí”.
Para o futuro, Samara pretende abrir mais unidades do petshop Espaço Bicho em Belém, fechar parcerias com lojas que foquem na venda de produtos, começar a atender animais silvestres e ter um bloco cirúrgico.
Para conhecer mais sobre os serviços oferecidos pelo petshop Espaço Bicho, acesse @espacobichopet.