Visitantes da Varanda de Nazaré tiveram a oportunidade de conferir produtos e iniciativas de empreendimentos sustentáveis da Amazônia nos espaços Mostra de Projetos e Bioprodutos Amazônicos e Varanda de Nazaré, promovidos pelo Sebrae no Pará, em evento que ocorreu nesta quarta-feira (4), na Estação das Docas. O Varanda de Nazaré traz debates relacionados à biodiversidade e cultura na Amazônia durante o período do Círio de Nazaré.
Em um espaço de 40m², com 20 estandes, 16 empresas que trabalham com produtos regionais e quatro empreendimentos de artesanato paraense indicados pelo Sebrae no Pará e pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Semas), disponibilizaram ao público, produtos como gin e cachaça de jambu, chocolate de frutas regionais, produtos feitos com tucupi, pratos decorativos, biojoias e sementes.
“Os pequenos negócios são a base econômica do mundo e têm grande importância. Nesse cenário, o Sebrae está com ações estratégicas visando capacitar os empreendimentos paraenses para receberem essa Conferência que deixará um legado de grande importância para a região”, pontuou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
Mizaque Matos, empreendedor e sócio proprietário da Tok Divino, que trabalha com biojoias, falou sobre a oportunidade de estar presente em um evento que aborda temáticas relevantes para o território amazônico. “Aqui se fala de Círio, de COP e de outros temas estratégicos. A Amazônia por si só é um diferencial e estamos usando esse momento para nos preparar. A COP dará uma alavancada no trabalho artesanal desenvolvido pelos empreendedores do Pará e de toda a região”, pontua.
“O Sebrae não larga a mão dos empresários e oferece infinitas possibilidades, com uma publicidade cada vez maior. As pessoas precisam vivenciar e experimentar o que é a Amazônia”, afirma a empresária Tatiana Sinimbu, proprietária do Jambu Sinimbu.
A programação da Varanda de Nazaré durante a Trasladação e o Círio também contará com um espaço promovido pelo Sebrae no Pará com empreendimentos atendidos pela entidade.
-
Fórum
Uma das novidades da edição 2023 da Varanda de Nazaré, foi a Varanda da Amazônia, um fórum que permitiu a discussão de variadas temáticas relacionadas à COP 30, biodiversidade e desafios da região. A programação dos debates ocorreu no Teatro Maria Sylvia Nunes.
O painel de abertura do evento, “Oportunidades da COP 30”, mediado pela turismóloga Nartacha Penna, teve a participação do diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno. Também participaram do bate-papo o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; o secretário executivo do consórcio da Amazônia Legal, Marcelo Brito; o diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Instituto de Pesquisa da Amazônia (IPAM) Amazônia, Eugênio Pantoja e o secretário de Estado na SEMAS, Mauro Ó de Almeida.
Foram discutidas questões acerca das mudanças climáticas como a Rio 92, a importância de falar das florestas, a pluralidade e a valorização do conhecimento tradicional. “Não podemos mais aceitar que se fale sobre o nosso futuro sem nos ouvir. Queremos protagonizar os debates, as reflexões sobre o futuro dos amazônidas e da construção da Amazônia no contexto do Brasil e do mundo. Essa é mais uma janela que está abrindo”, pontuou Edmilson Rodrigues.
Com a temática “Propósito e Ação”, o painel mediado pela especialista em estratégia criativa, Erlana Castro, contou com a presença do gerente da Unidade de Sustentabilidade e Inovação do Sebrae/PA, Renato Coelho, e da gestora de Responsabilidade Social Corporativa do Instituto Tim, Anna Carolina Meireles.
O painel debateu assuntos como a importância das marcas alinharem seus propósitos à temática da ESG, que diz respeito ao exercício das práticas de políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança.
“O bate-papo está alinhado com o propósito do Sebrae, que é transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável no Brasil, e, para isso, é preciso que essas empresas adotem práticas responsáveis”, ressaltou Renato Coelho.
A cantora Dona Onete e a atriz Dira Paes também participaram do fórum sobre biodiversidade na Amazônia.