A jornalista Livia Ximenes conta que no último semestre da faculdade foi incentivada por um professor a participar do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) 2024, na categoria Jornalismo Universitário. Naquela ocasião, era a primeira vez que estudantes da área da comunicação podiam participar, e para surpresa de Livia, que não acreditava em seu potencial, ela venceu a categoria em primeiro lugar.
“O Prêmio Sebrae de Jornalismo agregou muito na minha formação. Fui incentivada pelo professor Jessé Santa Brígida. A primeira questão trabalhada em mim foi a confiança. Isso é primordial para qualquer profissional que deseja atuar com excelência! Outra questão foi a paciência, porque precisava esperar o resultado sair. Enquanto esperava, já pensava que era lucro ter a chance de participar!”, conta Lívia.
Pela Universidade da Amazônia (Unama), a matéria produzida por Livia teve como título: “Ilustrador e empreendedor, Matheus Souza compartilha trajetória da carreira estabelecida em Belém”. Ela entende que ter uma categoria voltada para quem ainda está na academia, é algo incrível e que serve de incentivo. “Quantos alunos produzem materiais fantásticos e não têm a chance de serem reconhecidos por isso? Quantos produtos incríveis são feitos nas faculdades e o público nem sabe? É maravilhoso um prêmio que contemple universitários, que valorize a dedicação que vem desde o período de formação”, pontuou a jornalista freelancer, que hoje trabalha em uma agência de publicidade e marketing.
“Quando participei, professores, amigos e familiares ficaram muito orgulhosos e isso, para mim, foi maior do que tudo. O resultado veio e levei o troféu para casa, o que só aumentou a felicidade”, complementou.
Inscrições abertas para edição de 2025
Estudantes de comunicação podem se inscrever na 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) 2025. As produções de estudantes de Jornalismo, Rádio e TV, Radialismo e correlatos, de instituições de ensino superior de todo o Brasil, são contempladas com a categoria especial Jornalismo Universitário.
As pautas devem abordar aspectos ligados ao empreendedorismo, com foco nos pequenos negócios. Podem concorrer à categoria especial Jornalismo Universitário conteúdos jornalísticos (nas modalidades texto, áudio, vídeo ou fotojornalismo) desenvolvidos como prática acadêmica dentro de disciplinas do curso de graduação, que tenham sido publicados em veículos laboratórios da universidade.
Para participar, é necessário que os graduandos estejam, em 2025, matriculados em um curso de graduação em Comunicação Social, ou que tenham concluído a graduação entre 2024 e 2025. No caso dos recém-formados, a produção inscrita precisa ter sido feita quando ainda eram estudantes.
Dentro da categoria especial Jornalismo Universitário, os estudantes poderão concorrer com, no máximo, três trabalhos. No entanto, não há limite de inscrições por instituição de ensino. Nessa edição, o PSJ vai receber conteúdos veiculados entre 3 de junho de 2024 e 8 de junho de 2025. Portanto, os estudantes de comunicação ainda podem produzir matérias para concorrer.
Os estudantes interessados em participar já podem se inscrever e acessar o regulamento completo no site da premiação. As inscrições seguem abertas até o dia 9 de junho.