Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
O bate-papo reuniu dois empreendedores paraenses que falaram sobre suas eperiências
ASN PA
Compartilhe
ASN PA
Compartilhe

Os desafios do empreendedorismo foi o tema do bate-papo mediado pelo ator e roteirista Wesley Crespo e com a participação dos empresários Cláudio Batista e Débora Belarmino, em evento que ocorreu nesta segunda-feira (22), no teatro Margarida Schivasappa, durante a abertura oficial da 14ª edição da Semana do MEI, promovida pelo Sebrae no Centur.
Trazendo a temática “MEI, é hora de crescer!?”, a palestra fez parte da programação do primeiro dia da Semana do MEI, evento que ocorrerá até a próxima sexta-feira (26) em todo o Brasil. Durante a ação, Débora Belarmino, uma das proprietárias da Delalê, e Cláudio Batista, proprietário da Jurunense Home Center, falaram sobre a trajetória profissional, as dificuldades e a consolidação dos respectivos empreendimentos.
“O Pará tem grande potencialidade e temos reunido muitos esforços para impulsionar o empreendedorismo no estado, gerando oportunidades de emprego e transformando a vida das pessoas”, frisa o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.
A microempreendedora individual Ana Paula Fonseca, que trabalha com serviços de telecomunicações, esteve presente pela primeira vez na Semana do MEI e relatou a experiência. “É muito importante compartilhar o conhecimento, ouvir esses relatos de empreendedores nos faz sair da zona de conforto e ser desafiado. Temos que nos reiventar, o Sebrae oferece capacitação e possibilidade de crescimento”, frisa.
Estiveram presentes no evento a diretora técnica, Domingas Ribeiro; a diretora administrativa e financeira, Cássia Costa; a presidente da Associação Comercial do Pará, Elizabeth Grunvald; o presidente do Conselho de Jovens Empresários (Conjove) da ACP, João Marcelo Santos; o cônsul honorário do Líbano no Pará, Makram Said; o secretário adjunto da Secretaria de Turismo (SETUR) do Pará, Lucas Vieira; o superintendente regional do Banco da Amazônia, Edmar Bernadino; além de conselheiros e funcionários da entidade e representantes de outras instituições.

-

Débora Belarmino – O empreendimento vem da junção do nome de três irmãs: Débora, Larissa e Letícia. Contadora por formação, a confeitaria surgiu, inicialmente como hobby. 90% das funcionárias são mulheres.
Hoje o empreendimento tem quatro lojas, sendo três pontos no município de Belém e um em Ananindeua.
“Os cupcakes, no início, eram uma forma de presentear os amigos, era algo muito orgânico. Comecei a fazer encomendas e ganhar dinheiro, aí percebi que tinha um negócio”

Cláudio Batista – A empresa existe desde 2005 e hoje tem mais de 560 empregados. O empreendedor da Jurunense tinha 18 anos quando criou a empresa.
“Eu tinha acabado de passar no vestibular e, na época, Belém tinha um boom imobiliário, aí veio ideia de fundar a loja para compras e vendas para construtoras. Meu sonho não era ser dono de uma loja de material de construção, mas sim arquiteto de uma grande construtora no meu nome. Fiz cursos e capacitações, hoje temos sete lojas”.

Semana do MEI

Promovida pelo Sebrae, a Semana do MEI é o maior evento de empreendedorismo e negócios para o segmento no Brasil. Com programação online e presencial, toda gratuita, a Semana ocorre em 71 municípios onde o Sebrae tem Agência de Negócios ou em espaços de parceiros, como a Sala do Empreendedor, em todas as regiões. Toda programação pode ser acessada pelo portal sebrae.com.br/para. Informações pelo 0800 570 0800.
Em Belém, a programação está ocorrendo no Centur. São 63 eventos de capacitação em uma área de mais de mil metros quadrados. No espaço, há 19 guichês de atendimentos, uma Feira de Negócios com produtos de microempreendedores individuais, como cerâmica customizada, óleos essenciais, pães artesanais, serviços de ecoturismo, sucos sem lactose, comidas regionais e produtos para os pés. o espaço também traz a Arena ‘Histórias que Inspiram’, em que cases de Sucesso de MEI, ao longo da semana, falam sobre a trajetória profissional, com a mediação da empresária Ely Ribeiro; e Lives Shoppings, para promover os produtos de microempreendedores individuais.
A Semana do MEI conta com o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Fundação Cultural do Pará. Os atendimentos e capacitações ocorrerão das 8h às 18h e a Feira de Negócios das 10h às 18h.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas