Três municípios paraenses da região Carajás aderiram ao Programa Cidade Empreendedora, no último mês de agosto. São Geraldo do Araguaia, Jacundá e Goianésia estão, agora, entre as sete cidades que fazem parte do terceiro ciclo da iniciativa no estado (Igarapé-Açu, Viseu, Curuçá e São Caetano de Odivelas).
O Programa tem o objetivo melhorar o ambiente de negócios e fomentar a cultura empreendedora. São 18 meses de trabalho, com a oferta de 62 soluções, em oito eixos: gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, Sala do Empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva e cooperativismo e crédito.
O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, falou da iniciativa. “O nosso objetivo é executar diversas ações, focadas em melhorar o ambiente de negócios, como trabalhos para a desburocratização dos processos, educação empreendedora, entre outras áreas”, destaca.
O prefeito de São Geraldo do Araguaia, Jefferson Oliveira, destacou a importância do Programa para os empreendedores do município. “O empreendedor terá apoio e condições necessários para se desenvolver economicamente. Isso vai dar oportunidade desse empreendedor executar um processo licitatório, por exemplo”, acredita o prefeito.
A microempreendedora individual Tayllanny Santos, dona da empresa Produtos da Tatá, frisou os benefícios que irá receber com o Programa. “O Cidade Empreendedora nos trará diversas soluções, que possibilitarão a melhoria do nosso município e o nosso desenvolvimento como empreendedor, gerando mais empregos e renda”.
Para Roni Oliveira, dono da agência de turismo Serra das Andorinhas, também ressaltou os benefícios do Programa. “Irá melhorar a questão da capacitação, dos incentivos a novos segmentos que possam vir para nossa cidade e novos empreendedores. Tudo isso, acaba tornando um mercado mais popular e mais competitivo, que é bom para os negócios”.
-
Fotos: Gil Porto/Higo Bodas/Mayra Lacerda
O Programa
Os dois primeiros ciclos do Cidade Empreendedora no Pará rodaram em 14 municípios paraenses. No primeiro ciclo, o Programa rodou nos municípios de Moju, Canaã dos Carajás, Juruti, Parauapebas, Paragominas e Santa Izabel do Pará. No segundo ciclo, foram realizadas ações em Barcarena, Benevides, Breves, Cametá, Castanhal, Dom Eliseu, Soure, Marituba e, novamente, Paragominas.
Para o terceiro ciclo, a estimativa é de que 20 municípios participem ciclo do Cidade Empreendedora, que tem como novidade o aumento no número de soluções, que passou de 38 para 62.