Cerca de 200 mulheres de comunidades de Marabá, no sudeste do Pará, tiveram a oportunidade de saber mais sobre empreendedorismo, graças à palestra ministrada pela equipe do Sebrae no Pará. A ação fazia parte do Projeto Redes de Cidadania, iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Cidade Escola Aprendiz, e ocorreu na Usina da Paz de Marabá (UsiPaz), na tarde da última quarta-feira (14).
A abertura foi feita pela gerente regional do Sebrae em Marabá, Alrilene Brandão.
“É legal vocês fazerem o curso de culinária, é legal vocês fazerem o curso de corte e costura, mas e aí? Como é quer vocês vão vender? Saber se o preço do serviço ou produto é o preço adequado? O Sebrae quer que o empreendedor tenha lucro, porque quando ele tem lucro, ele cresce”.
Alrilene Brandão, Gerente Regional do Sebrae/PA em Marabá.
Logo em seguida, a analista técnica do Sebrae/PA Nádia Rodrigues falou sobre empreendedorismo, numa linguagem aproximativa e de modo a mostrar que empreender é para todos. “Esse é nosso primeiro encontro, mas nós teremos outros momentos, todos focados no empreendedorismo”, avisou Nádia.

Uma das participantes mais animadas era a dona de casa Samara de Sousa, 28 anos. ela tem cinco filhos e o marido trabalha com descarrega de carreta. Para ajudar o marido a compor a renda da família, ela pretende trabalhar com corte e costura, bolos e doces, além de unhas em gel. “Eu me identifico mais. Eu quero trabalhar para complementar a renda da família”, revelou.

Aprender, se aperfeiçoar e crescer no artesanato. Esses também são os objetivos da vendedora de cosméticos e artesã Adriana Cavalcante, 44 anos. Ela é ‘mãe-solo’, como se autodefine, e cria pinturas de mulheres negras em camisetas. “No momento, eu estou vendendo cosméticos, mas eu pretendo melhorar na área do artesanato, melhorar o produto o qual estou desenvolvendo para colocar à venda e empreender nessa área, como também eu gosto de costura criativa”, planeja.
“A Usina da Paz é um projeto de inclusão social e de cidadania e nós achamos importantíssimo essas parcerias. Temos diversas atividades, cursos e um dos cursos que acho importante para as senhoras que fazem corte e costura, culinária, essas pessoas precisam entender o que é o empreendedorismo. Então, nesse sentido essa palestra é de fundamental importância para vocês”, explicou o coordenador da UsiPaz Marabá, Coronel Antônio Araújo.
Sobre o Projeto Redes de Cidadania
Projeto Redes de Cidadania, iniciativa da Fundação Vale, em parceria com a Cidade Escola Aprendiz, busca apoiar o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e suas famílias a partir de uma abordagem multidimensional e territorial. Para alcançar seus objetivos, trabalha com cinco dimensões no enfrentamento à pobreza: educação, saúde, infraestrutura, nutrição, proteção social e emprego & renda.
“Temos dois públicos que precisamos acompanhar mais de perto, que são as crianças e adolescentes e as mulheres, entendendo que a mulher é um vetor fundamental de mobilidade social e de transformação na vida das famílias”.
Bianca Ramos, Gestora geral do Redes de Cidadania.
Em Marabá, o projeto foi implantado em 2023 e atende 1.325 famílias, cerca de 6 mil pessoas. A maioria dessas famílias é liderada por mulheres. Por isso, o projeto faz o acompanhamento direto de 143 mulheres, com encontros quinzenais e acompanhamento mais específico, como acesso à rede.