Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
Fotos: Carlos Borges
ASN PA Atualização
Compartilhe
ASN PA Atualização
Compartilhe

O Ministro da Economia da Espanha, Carlos Cuerpo, e a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palácios, conheceram os trabalhos realizados pelo Sebrae no Pará junto aos empreendedores de pequenos negócios paraenses, tendo em vista a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro de 2025, em Belém. O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira (23), no auditório da instituição, e contou com a participação de técnicos da instituição.

“É uma honra imensa apresentar os trabalhos realizados pelo Sebrae junto aos empreendedores paraenses. São projetos importantes que visam principalmente apoiar ações sustentáveis que têm como base a economia criativa”, disse a diretora técnica do Sebrae/PA, Domingas Ribeiro, que presidiu os trabalhos.

Ministro da Espanha recebeu peças de uma das marcas do Polo de Moda do Marajó

O coordenador do Comitê COP 30 no Sebrae/PA, Renato Coelho, apresentou as principais iniciativas da instituição em relação as oportunidades de negócios que serão geradas pela COP30. Ele ressaltou que o principal objetivo da instituição é preparar os empreendedores locais para o grande evento internacional.

“Entendemos que os pequenos negócios precisavam estar alinhados com a proposta da COP 30 e, a partir daí, estabelecemos um comitê para tratar especificamente sobre esses assuntos. Importante destacar também que nossos colaboradores foram orientados a sempre identificar possíveis negócios que podem ser relacionados à COP 30”, disse ele, ressaltando que toda as ações são alinhadas com o Governo do Estado. Ainda de acordo com o coordenador, até o momento o Sebrae/PA já atendeu e capacitou quase 13 mil empreendedores com vistas ao evento.

Em seguida, a gerente da Unidade de Sustentabilidade e Inovação do Sebrae/PA, Renata Batista, apresentou para a comitiva o programa Sustenta e Inova, financiado com apoio da União Europeia. A iniciativa tem como objetivo desenvolver e implementar práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras, além de promover o desenvolvimento das cadeias de valor na Amazônia brasileira, com o foco, principalmente, na conservação da biodiversidade, redução do desmatamento e restauração da paisagem. “De forma prática, nós temos uma unidade para pensar a estratégia de atuação em sustentabilidade e inovação no estado. Capacitamos empreendedores para a criação de negócios com inovação e consciência ambiental”, completou ela.

Após as apresentações, o Ministro da Espanha, Carlos Cuerpo, disse que ficou impressionado com o trabalho desenvolvido pelo Sebrae e ressaltou que o país está aberto a futuras parcerias. “Os trabalhos e projetos que vocês realizam aqui no Sebrae, projetos concretos, que trazem inovação e sustentabilidade. O trabalho com os pequenos empreendedores é muito importante para desenvolver o Estado e o país de vocês. Esse é apenas o ponto de partida, e podem contar com ajuda do nosso governo para futuros projetos”, completou ele.

Também participaram da reunião o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PA, José Conrado Santos, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Carlos Xavier, e o Embaixador e Coordenador de Relações Internacionais do Governo do Estado, Unaldo Eugênio Vieira Sousa.

Ministro visita Ilha do Combu

Visita – Após a reunião no Sebrae/PA, a comitiva com o Ministro seguiu para conhecer iniciativas da economia sustentável, apoiadas pelo Sebrae/PA, na ilha do Combu, distante cerca de 10 minutos de Belém. No primeiro ponto, o Ministro Carlos foi recebido pelo empresário Pàrys Fonseca, que apresentou à comitiva a Ilha da Fantasia, que oferece uma experiência turística diferenciada aos visitantes.

“Nós temos hoje um serviço de pousada, restaurante para os hóspedes, e museu de fábrica de palmito para os turistas conhecerem o processo de fabricação, assim como alguns pratos preparados com palmito, enfim, é uma experiência gastronômica diferenciada, que gera emprego e renda para pessoas da ilha”, explicou Párys.

Em seguida, a comitiva conheceu a Casa do Chocolate, apresentada pela empreendedora Izete Costa, mais conhecia como Dona Nena, que gerencia no local a marca Filha do Combu, uma produção de chocolate e cacau amazônico 100% orgânico. Ela conta que os produtos fazem muito sucesso entre os turistas, pois não levam gorduras vegetais e conservantes, tendo na base principal o cacau e açúcar orgânico.

“Meu negócio surgiu como uma alternativa ao período da entressafra do açaí, já que nesse período não tínhamos outra atividade na ilha a não ser o cacau, então resolvi investir nisso. Fiz cursos, busquei parcerias, e foquei na geração de emprego e renda na ilha. Hoje, além do Combu, já temos uma loja em Belém, vendemos nossos produtos on-line e agora temos um café”, contou ela, destacando que a empresa já conta com 18 funcionários e a atividade aquece o turismo sustentável na ilha.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas